Cartagena ao Pé da Letra

Compartilhe e Comente
colombia ao pe da letra  IMG 5163 640x640 Cartagena ao Pé da Letra

Torre do relojo em Cartagena

Cartagena de las Indias é um dos principais cartões postais da Colômbia. Uma linda cidade. A cidade amuralhada é a mais famosa, por reservar todo acervo histórico da região. Uma caminhada pela cidade amuralhada e a vista do pôr do sol são imperdíveis, assim como se perder pelas ruelas do centro histórico.

Durante nossa estadia, nos hospedamos no bairro de Getsemani. Um dos bairros mais próximos ao Centro Histórico com um charme e curiosidades a parte. Lá mostra bem o contraste de realidade da cidade, já que a maior parte da população é pobre. Essa característica torna ainda mais chamativa para o turista backpackers, que busca não apenas pontos turísticos, mas também a experiência local. Por esse motivo, congrega a maior concentração de hospedagens. Ao caminhar pelo bairro, é possível notar pessoas locais, mas com um toque estrangeiro. Vale a pena conhecer, mas caminhando sempre pelas ruas mais movimentadas, já que, como a maioria dos lugares de hoje, tem seus pontos débeis no quesito segurança.

Cartagena é um pouco mais cara, se comparada com os demais lugares da Colômbia, mas vale emagrecer um pouco o bolso e investir em experiências para desfrutar das maravilhas do destino.

Recomendamos 4 noites e 5 dias.

Quando ir para Cartagena ao Pé da Letra

icon_mala

A alta temporada de Cartagena é de junho e julho, e de outubro a dezembro, além da semana santa que é um dos fortes feriados da cidade. Porém, os meses sem chuva, podem ser uma ótima opção: dezembro a abril! Nós fomos no mês de março e tivemos uma linda estadia por lá! =)

O que fazer em Cartagena ao Pé da Letra

icon_placas

A cidade tem opção de entretenimento para todo o tipo de gosto. Selecionamos dicas gerais, porém, bem completinhas. Se tiverem outra sugestão ou dúvida, escrevam para nós!

- Caminhar pelas margens das muralhas não pode faltar. A facilidade é que tem muitas subidas e descidas, em que pode-se tirar fotos de cima, de baixo e em monumentos nas margens das muralhas.

- Tour com a carruagem- COP$45.000 / U$22,5 (capacidade para 5 pessoas). Nós temos dó dos cavalos na cidade trabalhando todo o dia, mas para quem curti esse tipo de turismo, recomendamos a noite, principalmente para os namorados.

- Praia de Boca Grande, Laguito e Castillo Grande – as praias são cheias de gente e de ambulantes, então, vale ter paciência se quiser passar o dia nessas praias. Caso contrário, passeie pelas orlas que é uma delícia e a demanda de oferta de produtos, durará pouco.

- Castillo de San Felipe – Entrada das 8hs às 17h30 com valor de COP$17.000 / U$8,50. Se puder escolher o horário, o final da tarde é uma boa escolha, já que ver o pôr do sol dali, é bem bonito.

- Ao entrar na cidade murada, pela Plaza do Reloj, à esquerda, está o Portal de Los Dulces. São muitos os doces parecidos com os nossos, como cocadas, doces de leite, bananinha doce, doce de leite… Mas, o doce mais típico da região litorânea, é alegria. O Ivan soube descrever muito bem, uma espécie de pipoca murcha com açúcar queimado. É doce!!!! Mas vale experimentar. São apenas COP$1.000 / U$0,5

- Assistir o pôr do sol desde às muralhas. O Café del Mar, que curiosamente não vende café, é uma boa opção.

MUSEUS EM CARTAGENA
Os mais tradicionais são: “Museu Histórico Casa de la Inquisición” COP$14.000 / U$7,00 e o “Museu del Oro” (free). Além desses, existem diversos outro. Entre eles: Museo de Fortificaciones, Fundación Museo Naval del Caribe e Museo de Arte Moderno.

- Visitar as ilhas Barú e Rosário. Para saber mais sobre, não deixem de conferir nosso post!

Para ir por conta (por terra): do centro de Cartagena (perto do castelo), até às 10h00, saem ônibus que vão para Pasa Cavallos – COP$1.800,00/U$0,90 p/ pessoa. Peça para que te deixem no CAI (estação de polícia) de Pasa Cavallos. Desse ponto são cinco minutos caminhando até a balsa que cruza para a Ilha Baru – COP$1.000,00/U$0,50 p/ pessoa – e cinco minutos mais de travessia. Cuidado! Eles querem cobrar o dobro.
Chegando à ilha é hora de escolher ir de carro ou de moto até a Playa Banca. Os preços variam muito nesse momento, mas recomendamos não pagar mais de COP$8.000,00/U$4,00 p/ pessoa. Nós pagamos COP$10.000,00/U$5,00 os dois. Outra opção é contar com a sorte para uma caroninha!

Para ir e voltar por conta (por água) – Para meio de transporte por água até a Isla Barú não é possível, já que em Cartagena existe um porto de controle. Portanto, fomos por terra e para voltar, conseguimos ir por água. Negociamos por COP$10.000,00/U$5,00 por pessoa, mas, na maioria das vezes, eles cobram: COP15.000,00/U$8,00 / pessoa para esse trajeto.

Tour para Isla Barú e Islas Rosarios
Para comprar, deve-se caminhar até os guichês que estão no porto, em frente a Plaza del Reloj. O valor está a partir de COP$35.000,00/U$18,00 por pessoa (sem almoço) até COP$70.000,00/U$35,00 por pessoa (com almoço e paradas na ilha de Rosário e outras praias de Baru). Mas, pelo que vimos, o padrão é pagar COP$45.000,00/U$22,50 (com almoço).

Existem diferentes tipo de lanchas e é importante saber a qual subir. Leia nosso post!

Desde a “Islas Rosarios” existem duas opções de passeios (as quais não estão incluídas no pacote): o oceanário ou o snorkeling. As duas valem COP$25.000,00/U$12,50.

Onde comer em Cartagena ao Pé da Letra

icon_comida

Além dos mariscos e pescados típicos da região, não deixe de comer as arepas com queijo,que são vendidas no próprio centro histórico, porém ao lado de fora da Plaza del Reloj. Encontramos ele em dois lugares. Porém, um mais fácil de memorizar é em frente ao porto.

- Restaurantes: Na Plaza Santo Domingo e Plaza San Diego são ótimas opções. Vale a dica: Café Zebra, Juan del Mar, La Mulata, Casa de Socorro e Casa del Buen Marisco.

Observação: Para aqueles que não priorizam tanto comer em restaurantes, vale comentar que existem algumas padocas (padarias) pela cidade que são uma delícia e econômicas. Além disso, é possível encontrar menus pela região, com valor de COP$25000 / U$12,5.

- De noite (bar/balada): caminhar de noite pela cidade murada, Plaza Domingo, Calle de la Arzenal, Calle Media Luna e escolher seu lugar. Vale algumas dicas: Salsa Donde Fidel, Quiebra Canto, Casa de la Cerveza, Bourbon Street e Havana Club.

Onde dormimos em Cartagena ao Pé da Letra

icon_pin_map

Nós adoramos o bairro Getsemani. Uma forte mescla cultural entre os moradores da região e os turistas e suas respectivas atividades. Nos hospedamos no Hostal Papaya.

Hostal Papaya Getsemani
Endereço: Calle del Pozo # 28 – 36 – Getsemani – Cartagena
Telefone: (57) (5) 6437340 / (57) 310 600 2765
Email: info@papayahostel.com
Site: www.hostalpapaya.com

Como chegar em Cartagena ao Pé da Letra

icon_onibus

De ônibus
Foi nossa opção. Saindo de Medellín há ônibus que fazem o trajeto. Vende como direto, mas é mentira.

Ao final, a melhor opção de empresa é a Expreso Brasilia, mesmo – COP$100.000,00/U$50,00 p/ pessoa. (comprar pelo site sai mais barato). http://www.expresobrasilia.com/

A rodoviária de Cartagena é bem afastada, mas da porta há micros que circulam até o centro da cidade – COP$1.700,00/U$0,85 p/ pessoa. Um taxi pode ser uma boa opção dependendo do horário e sai ao redor de – COP$30.000,00/U$15,00 a corrida.

De carro
É uma viagem longa. Para os que não conhecem uma boa opção é cortar a viagem para não pegar estradas de noite. São, aproximadamente, 10 horas de viagem para, mais ou menos, 680Km.

De carona
Como nos disseram que carona na Colômbia era proibido, não tentamos para trajetos longos. Um dos fatores que dificulta é a saída de Medellín, pois é uma cidade muito grande.
Se pegar carona, saia cedo e corte a viagem para não ter que viajar de noite.

De avião
Cartagena possui um aeroporto. A maioria dos voos que vem do Brasil fazem escalas na capital, Bogotá, e seguem para a linda cidade.

Pedras no caminho em Cartagena ao Pé da Letra

icon_bussola

Como toda grande cidade, vale uma bela atenção ao caminhar. No bairro Getsemani existem limítrofes que não são interessantes que sejam passados, assim como, ao redor da cidade amuralhada, depois de certos horários.

Em relação aos passeios com as lanchas, idosos, crianças e pessoas que tem muito enjoo, melhor ter as informações com respeito às lanchas e barcos que fazer o transporte de Cartagena até a Isla Barú para que não tenha nenhum inconveniente. Leia nosso post!

Informações ao viajante para Cartagena ao Pé da Letra

icon_passaporte

Site oficial de turismo

Temperatura média de Cartagena: 28°C

Taxis
Os taxis trabalham com valores fixos por trajeto. Fiquem atentos e se informem em recepções e pontos turísticos antes para saber quanto vai custar.

Eventos da cidade:
- Festival Internacional de Musica Clássica
- Festival Internacional de Cine de Cartagena das Indias


Gostou?! Receba nossos passos