Uma cidade pouco habitada, mas que conta com vida própria. Com muitas cores e um povo muito amável, a cidade que está bem no norte de Salta, reserva um encanto admirável.
Para quem gosta de um sossego, a cidade é um ótimo lugar para passar alguns dias. Tranquila e com uma linda paisagem, a cidade tem diversas opções de hospedagem. Desde alojamentos até hotéis.
Já para os turistas que gostam de conhecer, apenas, 1 dia é o suficiente para visitar a cidade.
Quando ir para Iruya ao Pé da Letra

Como os atrativos são naturais, não importa muito a época do ano, que tudo estará lá. A diferença é que quanto melhor o tempo, melhor para caminhar. Segundo turismo da argentina, a melhor época do ano para visitar a cidade é de junho a outubro.
O que fazer em Iruya ao Pé da Letra

A cidade é muito pequena e não há muito o que conhecer, e sim o que desfrutar.
- Mirador la Cruz
Uma caminhada de 20 minutos e já terá um linda vista da cidade.
- Caminhada para o outro lado de Iruya
No meio de Iruya, há uma ponte. Ao atravessar, você poderá caminhar e conhecer a igrejinha. Ao seguir, poderá ter uma linda vista do outro canto da cidade. Ainda mais se for ao final da tarde, em que o sol não está tão forte e as cores da Quebrada estão mais lindas.
- San Isidro
Para quem gosta de caminhar mais, San Isidro pode ser uma linda opção. Na nossa estadia, fizemos apenas parte dessa caminhada, pois ouvimos que o mais lindo é o próprio caminho e não tanto o povoado.
Onde comer em Iruya ao Pé da Letra

A cidade é realmente muito pequena, então não há muitas opções de restaurantes. Existem diversos “comedores”. A comida é barata e muito boa. Não temos nenhuma grande recomendação, pois quando fomos estava a maioria fechado, em função das festas religiosas.
Onde dormimos em Iruya ao Pé da Letra

Não existem muitos hosteis na região, mas alojamentos têm de diversos tipos. Nós ficamos no “Alojamiento Alcira”. Uma família bem simpática e o lugar nos pareceu bem limpo.
Como chegar em Iruya ao Pé da Letra

De ônibus
Foi o modo que escolhemos para visitar o destino. Decidimos fazer uma escala em Humahuaca para conhecer o povoado, mas existem ônibus “diretos”, que saem com menor frequência.
As empresas que fazem o trajeto são a transporte Iruya ou a Panamericano. Os horários e informações podem ser encontrados nessa página:
- http://www.iruyaonline.com/iruya-comollegar.html
De Carro
Se você está em um veículo próprio tem que ter “braço” para dirigir e não se abalar com a altitude.
O trajeto é de pelo menos 3 horas, em estradas estreitas de terra que chegam a 4.000 metros de altitude e com curvas de tirar o fôlego.
A entrada para a cidade está a, mais ou menos, 60km de Humahuaca, pela Ruta 9.
De carona
Sempre pode ser uma boa opção. No norte da Argentina (quase com Bolívia) vai depender do seu espírito aventureiro!
Sair de Tilcara, subir a Quebrada até Humahuaca e levantar o dedo na saída para Iruya pode levar tempo, mas dar certo!
De avião
Para quem vem visitar a Quebrada de Humahuaca no norte argentino, obrigatoriamente tem que pegar um voo para a capital, Buenos Aires e, depois, para Salta ou San Salvador de Jujuy. Depois, seguir em ônibus até Humahuaca para conseguir um transporte deste povoado para Iruya.
Pedras no caminho em Iruya ao Pé da Letra

O complicado é chegar a Iruya. O caminho é sinuoso e o medo da estrada pode tornar a viagem um pouco cansativa
Informações ao viajante para Iruya ao Pé da Letra

- Código de acesso: 0387
- Altitude: 2780 metros
Distância de Salta: 360Km
Festas típicas
Festa patronal da Virgem de Rosário – Primeiro domingo de outubro
São Roque – 26 de agosto