A Machu Picchu do Norte- Kuélap

Compartilhe e Comente

Quando estávamos no Peru, ouvimos falar de uma tal de Nova Machu Picchu. Achamos estranho, mas Ok. Daí, o Paulo, dono do Kokopelli, nos comentou que de Lima para Mancora, teria um destino chamado Chachapoyas. E lá, estaria a terceira maior cachoeira do mundo e umas ruínas que estavam sendo trabalhadas pelo governo para ser mais promovida.

Bom, como bons viajantes, seguimos as recomendações e mudamos nosso rumo. Desviamos o caminho e fomos à Chachapoyas. No mesmo dia, contratamos os serviços da agência, dormimos cedo, acordamos no outro dia e pegamos a van para as ruínas de Kuélap.

Foram 2horas e 30 min de muita adrenalina, pois a estrada não é muito lá confiável assim. Na verdade, que a maioria das estradas do Peru e da Bolívia dá um pouco de medo; já que grande parte dos atrativos turísticos está em uma altitude considerável e o precipício ali do lado não deixa de chamar atenção.

No meio do percurso, paramos nas ruínas Macro, depois tivemos, aproximadamente, 1hora e 30 min de viagem. A agência para no povoado de Maria para, quem quiser, já organizar o almoço e, então, seguimos viagem para as ruínas Kuélap.

chachapoyas  IMG 3716 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Carol e Ivan antes de entrar na cidade Chachapoyas

Enfim, chegamos vivos! Do estacionamento mais próximo, as ruínas estão há 2Km. A caminhada não é tão complicada e, como fomos com agência, o guia para em alguns pontos para explicar – o que nos deixa respirar melhor, em função da altitude.

chachapoyas  IMG 3713 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Entrada de Kuélap

chachapoyas  IMG 3717 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Ivan refletindo

Chegamos à entrada das ruínas de Kuélap. Que lugar lindo e mágico. A cidade, que está localizada a 3000 metros de altitude na região de Amazonas, é cercada por uma grande muralha. Dentro desta cidade pré-inca, pode-se desvendar muitos mistérios.

Nós tivemos muita sorte em ter um guia antropólogo e que trabalhou na descoberta da cidade. Ele sabia explicar cada detalhe das rochas.

A cidade foi descoberta pelos incas e é possível notar algumas características deste império. As ruínas de Kuélap são mais ovais, enquanto às incas são retangulares. E nota-se uma mudança em algumas estruturas originais.

chachapoyas  IMG 3726 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Forte Chachapoyas

chachapoyas  IMG 3734 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Características arquitetônicas

O que nos pareceu bem interessante, é que o que se tratava de templos, os incas não fizeram nenhuma alteração. Mantiveram as estruturas originais em respeito ao ser “Mayor”.

chachapoyas  IMG 3741 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Das ruínas de Chachapoyas

chachapoyas  IMG 3766 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Tour pelas ruínas de Kuélap

chachapoyas  IMG 3789 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Um pouca da arte Chachapoyas

chachapoyas  IMG 3753 reduzida 640x2112 A Machu Picchu do Norte  Kuélap

Ruínas Kuélap

Adoramos ter ido conhecer as ruínas. O sufoco da estrada, valeu a pena! O que mais gostamos é que não tinha tanta gente e nem tanto barulho. Pudemos desfrutar de cada lugar com o nosso guia, sem ter que ficar ouvindo gritos e barulhos de outros, além de ser possível ter momentos nossos. Kuélap ainda preserva muito da sua estrutura original, com bastante “sugeira” nas ruínas, mas isso nos deu a impressão de mais vida na região. Uma experiência enriquecedora.

Acontece que isso mudará dentro de pouco tempo. O governo está trabalhando para promover a cidade e isso vem crescido bastante. Dentro de pouco tempo, teremos que concorrer um pouco o espaço para poder desfrutar das maravilhas da região.

Na dúvida, é melhor conhecer as ruínas de Kuélap o quanto antes.

Valor: Sol$35 / US$12,5


Gostou?! Receba nossos passos