Passo a passo para o Parque Nacional Tayrona

Compartilhe e Comente

Para ir até o Parque Nacional Tayrona, existem diversos modos. Nós escolhemos o meio terrestre e pela entrada principal.

Na verdade que nós saímos de Minca, mas como temos que voltar até Santa Marta para ir até Tayrona, melhor começar daí. Pegamos o ônibus na Carrera 11 com Calle 10, no mercado central de Santa Marta. Aí é o ponto de partida e você tem a vantagem de ir sentado. O valor é tabelado COP$6.000,00/U$3,00 por pessoa, mas acontece que sempre tem um que resolve cobrar mais caro. Então, fique atento!

O transporte te deixa na frente da entrada principal. De Santa Marta até lá são 34Km. Ao chegar, eles dão uma pequena explicação sobre o local, a polícia revisa os pertences e é só pagar a entrada e escolher se caminhará os 45 minutos de estrada até o começo da trilha ou, se por COP$2.000,00/U$1,00 por pessoa, pegará a van do parque.

A entrada é um pouco salgada!
Estrangeiros: COP$38.000
Nacionais: COP$14.500
Estudantes: COP$7.500
* Menores de 5 anos e maiores de 65 anos de idade, a entrada é liberada!
* A capacidade do local é de 1.800 pessoas

Em relação à revista nas mochilas, vale uma explicação.

Eles pedem para não entrar com muitas sacolas plásticas, por conta das tartarugas que podem se sufocar ao tragá-las; além de instrumentos musicais, para não atrapalhar a harmonia do lugar. São dois detalhes importantes, já que em relação às duas coisas estávamos desavisados. Já o álcool, sabíamos que não estava permitido, assim como qualquer tipo de outra droga ilícita. A revista é mais intensa em finais de semanas e feriados, quando aumenta o movimento.

Bom, a van deixa no estacionamento de Cañaveral. Daí, é só preparar as pernas para uma caminhada de nível fácil, mas que com o sol, torna-se um pouco mais complicada. O tempo descrito pelo parque é de 50 minutos. Nós fizemos a ida em 2 horas para ir tirando as fotos e curtindo a beleza do local, além de estarmos cheios de comida e água. Já na volta, fizemos em 1 hora.

Esse foi o modo que escolhemos para ir. Nosso destino era a praia de Arrecifes, mas a da maioria dos turistas é Cabo San Juan, por ser a praia em que está permitido entrar no mar. Nós optamos pelos campings de Arrecifes, pois ficaríamos 1 noite e não compensava caminhar até Cabo San Juan com todas as coisas.

Deixamos tudo no camping e fomos caminhar. Passamos pela prainha de Arenillas, depois La Piscina e, logo, à praia de Cabo San Juan. Sem nossas coisas, demoramos 25 minutos nesse trajeto. Bom, para falar sobre o destino, guardaremos o espaço de outro post. Esse reservamos para explicar as diversas formas de ir.

Como chegar em Passo a passo para o Parque Nacional Tayrona

icon_onibus

De ônibus
Nossa opção! Mais econômica. Saímos de Santa Marta, Carrerra 11 com Calle 10 (mercado central), e pegamos um ônibus pelo valor de COP$6.000,00/U$3,00 por pessoa.

Descemos na entrada do parque e, após fazer todos os procedimentos (escutar as recomendações, passar pela revista e pagar a entrada), pegamos a van de COP$2.000,00/U$1,00 por pessoa, e paramos no estacionamento de Cañaveral – entrada para a trilha até Arrecifes ou Cabo San Juan.

Em Tour
Bahia Concha – COP$30.000 / U$15 – transporte e entrada
Buritaca – COP$25.000 / U$12,5 – transporte
Playa Cristal – O tour dura das 9hs às 17hs e vale COP$60 / U$30. O valor incluí o tranporte até Neguanje, barco até Playa Cristal e entrada no Parque Nacional Tayrona.
Arrecifes / Cabo San Juan – COP$90.000 / U$45,00 – o transporte é terrestre, até o estacionamento de Cañaveral e, de lá, é necessário caminhar. Calculamos 2h30 para ir até Cabo San Juan, tirando algumas fotinhos.
*Os valores são para estrangeiros

Em barco, desde Taganga
Ouvimos falar que o valor da entrada do parque Tayrona, oficialmente, não está incluído. Deve-se confirmar com a empresa de transporte marítimo.

Segundo o parque, é necessário ter cuidado com as empresas por alguns motivos: o barco é rápido demais e pode assustar os visitantes; deve-se levar as coisas de valor como documentos e equipamentos eletrônicos em bolsas impermeáveis, pois molha-se tudo; verificar com a empresa que te busque na praia, já que elas não tem estacionamento na praia para esperar; confirmar se a entrada esta incluída, de fato, já que os inspetores do parque podem te tirar do local ou te cobrar o valor da entrada que é bem carinha COP$38.000,00 /U$19,00 (adultos estrangeiros),


Gostou?! Receba nossos passos