Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

Compartilhe e Comente

Santa Marta é uma cidade totalmente estratégica para quem quer conhecer o Parque Nacional Tayrona, Minca, Serra Nevada e Taganga. Nós já havíamos conhecido a maior parte da região e queríamos desfrutar os atrativos turísticos de Santa Marta.

Voltamos do parque Nacional Tayrona e nos dirigimos ao hostel. Chegamos à entrada do Hostel Masaya e não pudemos acreditar na estrutura do local. Realmente nos impressionou e notamos que teríamos uns lindos dias por ali.

Piscina no piso inferior; no terraço, bar e piscina, com uma ótima área de lazer: sinuca, redes, instrumentos musicais à disposição; uma limpeza e organização impecável; cozinha bem equipada, tudo minimamente estudado e executado. Os quartos privativos matrimoniais bem melhores do que muitos hotéis por aí e os dormitórios são de dar inveja. Cortinas, ventiladores, luzes e cabeceiras individuais, ou seja, cada cama, de cada beliche, proporciona privacidade e, além disso, o conforto de um colchão que abraça.

santa marta colombia  IMG 6847 reduzida2 640x640 Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

Vista interna do hostel

santa marta colombia  IMG 6783 reduzida2 640x640 Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

Na recepção do hostel

O lugar faz juz ao nome que leva. Masaya, a palavra, se separada, ganha um adequado significado: Más ayá! Uma expressão que significa “Mais além”! Realmente, é além do esperado!
Bom, depois de viver uma linda e única experiência no local, fizemos uma entrevista com Vianney, um dos sócios da empresa, a fim de conferir a história deste empreendimento de sucesso!

Foi a união, a força e a visão de 3 amigos franceses que refletiram, planejaram e criaram o Hostel Masaya Santa Marta. Nicolas Poupard, diretor de planejamento e ideia, Vianney Koussens, diretor de operações e Paul de Lavalette, diretor administrativo e financeiro, sócios-fundadores do grupo, ambos franceses, criaram o projeto e executaram, após um trabalho de conclusão de curso da universidade.

santa marta colombia  IMG 7141 reduzida2 640x640 Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

Nós com Vianney, um dos sócios da rede Masaya

Na França, é obrigatório que estudantes universitários, durante seu curso, tenham que ir fazer intercâmbio em outro país para analisar e estudar outros mercados. Além disso, a política das empresas permitem aos funcionários saírem um ano, com a segurança de voltar a seu cargo – o que motiva ainda mais os jovens.

Com tanto incentivo, os três foram à Colômbia! “Fazíamos parte do mesmo curso, mas não nos conhecíamos muito. Nos tornamos grandes amigos na Colômbia, no ano de 2007”, conta Vianney. Depois de uma intensa experiência, voltaram à França, mas com uma semente de querer investir no país que consideraram ser um lugar maravilhoso e com forte potencial. Acontece que as condições não eram favoráveis, já que o país passava por alguns probleminhas naquele momento.

Mas, o tempo passou, as coisas mudaram e, para finalizar o estudo, o trio francês desenhou um plano de negócios para a construção de uma rede de hostels. O projeto estava tão bem projetado, que a próxima etapa foi tirar o plano do papel e ir em busca de investidores. E, olha que legal! A França também apoia esse tipo de projeto. Eles conseguiram investidores que acreditaram no negócio e dali, era só começar!

Iniciaram com um hostel na capital colombiana, Bogotá. Pensaram em tudo, mas a questão arquitetônica é de grande valia a eles. Optaram por uma casa colonial e bem bonita e localizada no coração e história da cidade. Foi dado o start na abertura da primeira filial Masaya. A segunda foi em Santa Marta. Lá, estivemos hospedados!

Uma casa incrível, também colonial e muito bem localizada. Uma estrutura de dar inveja a outros negócios, além de uma organização e planejamento, muito bem executados. Aberto em outubro de 2013, certamente, o Masaya Santa Marta é um dos melhores hostels da América do Sul, considerando a qualidade da infraestrutura e do serviço.

santa marta colombia  IMG 6889 reduzida2 640x640 Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

Relax

santa marta colombia  IMG 6913 reduzida2 640x640 Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

Nós, com Hernan, curtindo a infra do lugar

santa marta colombia  IMG 7109 reduzida2 640x640 Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

As tardes no Masaya

Cultura é bem-estar social

Experiência e cultura são os lemas do empreendimento. Baseados nisso, eles contam com uma pessoa responsável pela área bem-estar. Em Santa Marta, Kala Arte, cantora e amante da Colômbia, é a coordenadora do departamento de bem-estar e lazer do Hostel Masaya. Todos os dias são realizadas atividades para entreter os hóspedes. Entre elas, estão: música ao vivo, karaoquê, aulas de danças latinas, aula de artesanatos e cozinha, entre outras.

Sempre preocupados em brindar aos hóspedes, interessados, informações sobre a cultura do país, as atividades tem relação à cultura colombiana. Em meio à diversão, muito se aprende!

santa marta colombia  IMG 6976 reduzida2 640x640 Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

Kala Arte dando aula de cozinha colombiana

santa marta colombia  IMG 6709 reduzida2 640x640 Onde dormimos em Santa Marta ? Masaya Hostel – experiência e cultura local

Noite no Masaya Hostel

Para compor o entretenimento oferecido, o bar não pode ficar de fora. Das 07hs á 1h, o serviço começa a partir do café da manhã e segue com muitos coquetéis. Dentre os drinks mais vendidos, vence a nossa rica caipirinha, seguida da caipiroska, cuba libre e mojitos.

Na questão sócio-ambiental, Masaya faz sua parte com a divisão de resíduos alimentares e atento, também, aos problemas globais, o hostel incentiva os hóspedes que racionem a utilização de água e energia solar, por meio de mensagens distribuídas em diferentes espaços do edifício. Além disso, os donos do empreendimento se preocupam com os estudantes e estão sempre prontos a ajudá-los. Benefícios de hospedagem e até mesmo vaga de estágio são ofertadas pela rede.

O Hostel Masaya tem como gerentes, também dois franceses que seguem a mesma diretriz organizada pelos sócios-fundadores. Yoann Sarazain é gerente de Bogotá, enquanto Pierre Cochet é o resposável em Santa Marta.

No total, os hosteis somam capacidade para mais de 150 pessoas e empregam 35 colaboradores diretos, de diferentes nacionalidades. Como público número um, a Europa, especialmente os franceses, certamente, representam o mercado mais recorrente no Masaya. Porém, Argentina, Chile e Brasil também marcam forte presença.

A estrutura dos quartos é maravilhosa. Todos tem um nome e descritivo de quem foi a personalidade. É claro que todos relacionados a história do país, a fim de fortalecer, ainda mais, o objetivo de que os hospedes vivam a cultura local. Gabriel Garcia Marquez, Fernando Botero, Rafael Escalona, Juanes, El Pibe (o Valderrama), Falcao, Juan Valdez, Renteria, Fanny Mickey, Omar Rayo, Carlos Vives, Shakira, Kid Pambele, Joe Aroyo, Toto La Momposina, Jaime Garzon, Lucho Herrerra, Jua Pablo Montoya foram os nomes escolhidos para nomear as habitações do hostel.

- Quarto privativo matrimonial com cama adicional (3 pessoas) (com frigobar)– COP$185.000 / U$92,5
- Quarto privativo matrimonial (2 pessoas) – COP$150.000 / U$75 para um maior quarto e COP$120 / U$60 para um quarto um pouco menor
- Dormitório compartilhado com 12 pessoas com banheiro privativo (com ventilador de teto e individuais)– COP$22.000 / U$11 por pessoas
- Dormitório compartilhado com 6 pessoas com banheiro privativo (com ar condicionado) – COP$32.000 / U$16 por pessoas
- Dormitório compartilhado com 4 pessoas com banheiro privativo (com ar condicionado) – COP$38.000 / U$19 por pessoas

* Serviços
Café da manhã: Das 07hs às 11hs e conta com café, suco, cereais, ovos, frutas e arepas com ovos ou wafles ou paquecas. Os quartos privativos incluem café da manhã. Já os dormitórios contam com uma tarifa de COP$7,5 / U$3,75
Bar: das 7h à 01h todos os dias. Abre no café da manhã e segue com muitos coqueteis.
Banheiros: o chuveiro é amplo e com uma ótima ducha.
Café da manhã e, depois, coquetéis, cervejas e, recém, vão começar a vender sanduíches.
Bodega com malas para quem quiser visitar outra cidade.
Toalha – Incluída na tarifa de quarto privativo e COP$3.000 / U$1,5 para os hospedes dos dormitórios.
Cozinha para os hóspedes
Caixa forte na recepção
Lavanderia
Sala de cinema
Wi-fi
3 computadores à disposição
Área de lazer: sinuca, instrumentos à disposição, piscinas, redes, espreguiçadeiras,

Além disso, o hostel conta com a parceria de restaurante e agência de viagens para suprir todas as necessidades dos turistas.

Hostel Masaya
Tel: +57 (5) 423 1770
+57 311 533 8348
Endereço: Calle 14 # 04-80 – Centro histórico, Santa Marta, Colômbia
E-mail: santamarta@masaya-experience.com
www.masaya-experience.com/es/residence/masaya-santa-marta
www.masaya-experience.com

*Estivemos hospedados a convite do hostel Masaya.


Gostou?! Receba nossos passos