Era um dia de chuva, um dia de domingo, em que o centro histórico de Medellín não é muito confiável para caminhar.
Queríamos dar uma volta, mas não estávamos a fim de ir aos parques aos domingos. Já nos tinham comentado que o metro é um ótimo meio de locomoção para conhecer a cidade. Um city tour, por apenas COP$1.700 ida e o mesmo valor para a volta. Isso, é claro, se ninguém quiser descer no meio do caminho.
Nossa proposta é dar uma volta pelo metro, de preferência em horários tranquilos, sem descer e, depois, seguir o tour como queiram.
Ele poderá ser feito em outra ordem, de acordo com localização de cada um.
1. Estação San Antonio – os pontos turísticos próximos, como Plaza Cisneros, Biblioteca Nacional e Governo de Antioquia, por exemplo, não são visíveis desde a plataforma.
2. Parque Berrio – ao sair da estação a caminho da estação Cisneros, há muitos belos edifícios.
3. Cisneros – Uma das principais estações. Lá de cima, pode-se ver: do lado de ida: onde está localizado o mural do Pedro Noel Goméz; o hotel Nutibarra, banco da República, a praça Berrio, a Basílica Menor e o edifício Coltejer. O outro lado é mais complicado de se visualizar, pois o ângulo desfavorece, mas pode-se ver um pouco da Plaza Botero, junto com a Casa da Cultura. Um importantíssimo ponto de parada.
4. Prado – para fazer uma vista completa, vale olhar a arquitetura download, mas não há nenhum ponto turístico oficial.
5. Hospital – não consideramos um forte motivo para descer na plataforma
6. Universidad - certamente, os dois lados são fundamentais para se observar. Do lado da ida, está: o jardim botânico, o parque Explora e o centro cultural Moravia. Já do outro lado, pode-se observar o Planetário de Medellín e o parque de Los Deseos.
Desta estação, recomendamos uma grande viagem até a estação Acevedo, e daí, pegar o metrocable (teleférico), com destino a Santo Domingo. O tour é por cima das “favelas” de Medellín. Apelidamos assim pela similaridade da arquitetura com as nossas no Brasil. Quem quiser seguir viagem, deve pagar COP$4.200,00 / U$2,10 e pode ir até o parque Arví. Um lindo parque com muita opções de trilhas, as quais podem ser acompanhadas de guias.
Ouvimos falar, também, que da estação Cisneros, pode-se ir até o metrocable com direção a estação San Javier e que o passeio também é bem interessante. Nenhum dia conseguimos fazer, pois sempre chovia e esse metrocable fecha. Fica a dica!
Fica ai uma dica de como Medellín pode ser, rapidamente, conhecida!
Para mais informações sobre a cidade, nos escrevam abaixo ou por email contato@4pies.com.br