Chegamos a importante cidade de Medellín, na Colômbia. E nada melhor do que ter, literalmente, uma casa para desfrutar e descobrir um destino como esse. Já de noite, chegamos e fomos direto ao International House Medellín.
Num bairro tranquilo e residencial, fomos recebidos pela Leidy, administradora do hostel. E que recepção! Era de noite, os lugares já todos fechados, nós com uma fome absurda e…ela nos salvou a vida convidando para jantar com ela uma comidinha bem caseira. Que delícia!
Descansamos como se estivéssemos em casa e acordamos sentindo-nos em casa ainda mais. O International House Medellín leva no nome exatamente o que representa; uma casa para estrangeiros na cidade de Medellín. É incrível a nitidez dessa sensação, mas claro, porque há toda uma ideia e uma história por trás do que pode parecer um simples hostel…
Tudo começou quando o aventureiro e viajante americano, Joel Goleburn, de Nova York, se mudou para a cidade de São Francisco, na Califórnia, e encontrou-se com a difícil situação de hospedar-se. Alugou um apartamento para poder viver e para ajudar nos custos anunciou o aluguel dos outros quartos. Resultado? Mais ou menos, 200 chamadas no dia seguinte.
Sim, era negócio!
Com o tempo, Joel armou sua primeira comunidade em São Francisco. Esse lugar, essa iniciativa, lhe trouxe muitas coisas positiva e muitas experiências lindas, então, seu objetivo principal estava definido: construir comunidades internacionais pelo mundo!
Construir, literalmente. Pois ele é construtor e sempre trabalhou com obras. Além de ser um viajante de primeira e ter em seu currículo anos de experiência viajando e vivendo em outros países, como 7 anos no Japão, 1 ano na Itália e outro em Israel.
Depois de alguns anos com sua primeira comunidade, que já eram dois prédios com 15 pessoas em cada um, a vontade de sair e buscar outros lugares apareceu outra vez, queria aprender uma nova língua. Começou a viajar com o objetivo de internacionalizar suas comunidades. Costa Rica, Espanha, Guatemala, México, Venezuela, Cuba… até que surgiu a Colômbia.
Clima, preços acessíveis, próximos aos EUA, um país democrático, e além de tudo, mulheres lindas (palavras dele!).
Através de um contato chegou até a cidade de Medellín, estudou seu potencial e se apaixonou pelo lugar. Decido! Comprou uma casa velha, derrubou e construiu seu edifício que, hoje, é o International House Medellín!
Um prédio com uma estrutura incrível. São cinco andares. O primeiro é o restaurante aberto ao público da rua, também; do segundo ao quarto são apartamentos completíssimos com cozinha, banheiros e dormitórios; e o último é um lindo terraço com uma cozinha e uma área de estar com linda vista para a cidade.
O que passa essa sensação de casa é, justamente, essa independência dos apartamentos. Cada andar com sua cozinha, banheiros e quartos, proporcionando uma sensação de bem estar e privacidade muito legal. Isso tudo sem perder a alma de um hostel, já que as pessoas sobem no terraço para cozinhar, lavar roupa, fazer exercícios, relaxar e beber algo.
Aliás, uma vez por semana, o Joel convida um jantar para todo mundo, por conta da casa mesmo. Aí cada um leva sua bebida e algo para completar a festa!
O hostel tem a capacidade atual para, aproximadamente, 40 pessoas e conta com 13 quartos que estão distribuídos da seguinte maneira (valores diários):
- 1 quarto doble matrimonial com banheiro privativo – COP$70.000 / U$35
- 3 quartos matrimonias com banheiro compartilhado – COP$40.000 / U$20 (1 pessoa) e COP$50 / U$25 (casal)
- 7 quartos matrimoniais mais um beliche – COP$20.000 / U$10 por pessoa ou COP$50 matrimonial U$25
- 1 quarto para 4 pessoas (2 beliches) – COP$20.000 / U$10 por pessoa
- 1 quarto para 3 pessoas (1 beliche e 1 cama de solteiro) / COP$20.000 / U$10 por pessoa
* A maioria das reservas são feitas para mais de um mês, portanto, vale destacar que o valor varia entre COP$600.000 / U$300 e COP$700.000 / U$350 por mês, dependendo do quarto escolhido. No caso do quarto com banheiro privativo, o valor mensal pode chegar a COP$800.000/ U$400.
* Para realizar a reserva, deve-se fazer um depósito.
Serviços
- Lavanderia e secadora incluída. Valor simbólico de COP$1.000 / U$0,50 para usar a secadora
- Wifi
- Toalha
- Terraça
- 4 cozinhas
- 11 banheiros
Como já comentamos, Joel também é dono do restaurante, que está à serviço dos hóspedes. E que leva o nome do seu cachorro, o Vasco. Aliás, que loucura! O Vasco é tipo um puddle gigante, grande mesmo, e BEM mimado!
O café da manhã não está incluído, mas pode ser solicitado no restaurante:
* Café da manhã tradicional deles: arroz, feijão, ovos com vinagrete, além de arepas com queijo e suco, café com leite ou chocolate – COP$4,5 / U$2,25
* Calentado + carne: o mesmo de cima, além de uma carne – COP$6.000 / U$3
* Outras opções são: café com leite COP$800 / U$0,40 suco COP$1.000 / U$0,5, empanada de carne COP$1.300 / U$0,65, pastel de frango COP$1.500 / U$0,75
Almoço
Mínimo de COP$7.000 / U$3,5 até COP9.000 / U$4,5
- Bandeja paisa: arroz, feijão, pedaço de banana, carne moída, chorizo, ovo frito, chicharrón, abacate, salada – COP$9.000 / U$4,5
- Menu: sopa (feijão ou cenoura), arroz, salada, carne (frango ou carne de vaca), batata frita, arepa + suco
Enfim, o lugar e os serviços são completos. Além dessas coisas, o próprio empresário e fundador dessas “comunidades pelo mundo”, o Joel, está sempre pelo pedaço colocando sua atenção no negócio e buscando deixar tudo do melhor jeitinho. Vale muito a pena trocar uma ideia com ele, já que é isso que ele e todos os viajantes buscam: a troca de experiências. E como o cara é viajado e com uma cabeça super legal o papo pode ir longe!
Uma casa internacional em Medellín, isso é!
Informações:
International House Medellín
Endereço: Calle 32B# 66C – 06
Telefone: + (574) 235 4785/ +(57) 316 691 3515
E-mail: Joel.goleburn@gmail.com
Site: ihmedellin.com
*Nos hospedamos a convite do International House Medellín.