Passo a passo de Medellín a Cartagena

Compartilhe e Comente

Depois de outra fase pelas serras e montanhas dos Andes, chegou a hora de ver o mar outra vez. E, dessa vez, deixamos a cidade de Medellín para ver o Caribe colombiano, assim que fomos à Cartagena.

Nos despedimos do International House Medellín no meio da tarde e nos dirigimos rumo à rodoviária norte da cidade de Medellín. Fomos tranquilos em metro, usando nossas “cívicas” (cartão de transportes) já que é o meio mais econômico para chegar. Mas, vale lembrar que para entrar de mochila nos ônibus e metros da cidade não pode ser hora de pico!

Chegando à rodoviária, fomos direto e reto ao guichê da companhia Expreso Brasilia, a qual já nos haviam recomendado como a melhor, mais rápida e direta. Vimos que saia um ônibus às 16h30, ou seja, em dez minutos. Fizemos as contas para ver a hora de chegada, estava bem. Mas, cometemos o erro de sentir-nos pressionados com o horário de saída e compramos as passagens sem termos certeza das informações e do que queríamos. Fica a dica! O próximo ônibus saia em duas horas. Para não sentir a insegurança que sentimos, sempre vale a pena esperar um pouco mais e viajar mais informados.

Pagamos, depois de chorar um pouco, COP$100.000,00/U$50,00 p/ pessoa – se comprar com cartão no site na empresa sai por COP$95.000,00/U$47,00 p/ pessoa. Já estávamos preparados para a “facada”, o transporte na Colômbia é relativamente caro.

Saímos correndo e subimos no ônibus. Nos deparamos com um veículo bom, mas não fenomenal como nos haviam falado. Tudo bem, sem sombra de dúvida já tínhamos viajado em coisas que nem poderiam ser chamadas de ônibus! Rsrs

O problema é que algo nos inquietava a alma, não nos deixava tranquilos. Para não cometer mais um erro a Carol levantou e foi até a cabine perguntar se o ônibus era direto, mesmo, só com a parada para jantar e em uma outra rodoviária, conforme nos haviam informado. E, com os olhos firmes nos olhos dos motoristas, descobrimos que eram “apenas” 11 paradas a mais! Sim! TREZE AO TOTAL! Ou seja, a informação na no guichê estava mais que errada.

Nesse momento, por ser uma viagem noturna, a Carol ficou preocupada pelo que nos havia ocorrido no Equador e armou uma situação constrangedora para a empresa. Pediu para ligarem para o escritório, falou com a supervisora por telefone, e sei lá o que decidiram…sabemos que o ônibus parou mais vezes, sim. Mas só para que as pessoas baixem do veículo, sem subir ninguém, a não ser em rodoviárias, mesmo! Além de termos a vigilância do assistente por um tempo.

Mesmo nos sentindo mais confortáveis e seguros, dormir essa noite foi difícil. Conseguimos cochilar fazendo um revezamento e cuidando bem nossos pertences. O fato ocorrido no Equador, realmente, nos deixou um pouco traumatizados. Agora, ia levar tempo até relaxar de novo.

No fim das contas, a viagem foi tranquila e pontual. Chegamos as 6h00 da manhã no terminal de Cartagena. E quando descemos do ônibus o choque térmico foi grande! Aliás, esse é um ponto importante para considerar: o ar condicionado do ônibus é muito forte. Sim ou sim há que levar uma blusa ou o saco de dormir para não congelar.

A maresia invadiu nossa pele e nossos cabelos rapidamente. Que delícia! Hora de um rolê pelo Caribe!

Como chegar em Passo a passo de Medellín a Cartagena

icon_onibus

De ônibus
Foi nossa opção. Saindo de Medellín há ônibus que fazem o trajeto. Vende como direto, mas é mentira.
Ao final, a melhor opção de empresa é a Brasilia, mesmo – COP$100.000,00/U$50,00 p/ pessoa. (comprar pelo site sai mais barato). http://www.expresobrasilia.com/
A rodoviária de Cartagena é bem afastada, mas da porta há micros que circulam até o centro da cidade – COP$1.700,00/U$0,85 p/ pessoa. Um taxi pode ser uma boa opção dependendo do horário – COP$16.000 A COP$20.000 / U$8,00 A U$10,00.

De carro
É uma viagem longa. Para os que não conhecem uma boa opção é cortar a viagem para não pegar estradas de noite. São, aproximadamente, 10 horas de viagem para, mais ou menos, 680Km.

De carona
Como nos disseram que carona na Colômbia era proibido, não tentamos para trajetos longos. Um dos fatores que dificulta é a saída de Medellín, pois é uma cidade muito grande.
Se pegar carona, saia cedo e corte a viagem para não ter que viajar de noite.

De avião
Cartagena possui um aeroporto. A maioria dos voos que vem do Brasil fazem escalas na capital, Bogotá, e seguem para a linda cidade.