Todos conhecem a fama daquela cor mágica do mar Caribenho, então fomos realizar nosso sonho de ver esse espetáculo da natureza, e para isso saímos de Cartagena rumo a Playa Blanca, na Isla Baru. Conheça nosso passo a passo!
Para ir, saímos cedinho do Hostal Papaya e fomos em direção ao castelo pegar um ônibus. Subimos no transporte – COP$1.800,00/U$0,90 p/ pessoa – junto com um casal argentino (para variar) e fomos papeando durante quase 1 hora de viagem até descer no CAI de Pasa Cavallos, onde tem a balsa que atravessa para a ilha.
Aí complicou a coisa! Complicou no sentido “encheção de saco” dos motoqueiros e taxistas para te levar até o destino. Nessa hora, tenha calma! Muita calma!
Nós pedimos informação na policia de onde saia a balsa, é do lado, nem cinco minutos caminhando.
Entramos na balsa já com a informação de que valia COP$1.000,00/U$0,50 p/ pessoa para cruzar o rio. Eles tentam te cobrar o dobro, mas o esquema é estar informado. Em menos de 5 minutos estávamos do outro lado. E…
E mais gritos e brigas entre eles para ver quem ia nos levar. Tem de tudo: motos, taxis e caminhonetes. Nós subimos em um taxi e nos saiu barato porque éramos quatro. Com paciência de esperar, eles reduziram o preço para COP$5.000,00/U$2,50 por pessoa, com destino a Playa Blanca; aproximadamente 15 km do ponto da balsa.
Bem, uns 15 minutos depois, pisamos aquela areia e olhamos aquela piscina gigante. Nos emocionamos muito. Mais um sonho realizado!
O lugar é simplesmente maravilhoso!! O mar é azul… bem azul claro! Carícia aos olhos. Cores e obras da natureza totalmente harmonizadas.
Como ficamos 2 noites acampados na Praia Branca, tivemos a oportunidade de ver como funciona os diferentes horários do dia. E, é claro, que quando chegam a diversas lanchas com turistas, a magia do lugar é alterada. Isso porque são muitas pessoas e o espaço de areia nãoé muito grande, o que fica tudo muito amontoado.
A Praia Branca conta com diferentes opções de hospedagens para quem quer passar a noite e desfrutar outros horários, além dos programados pelas embarcações. Cabanas, lugares para acampar e aluguel de redes (hamacas), além de hotéis são opções hoteleiras na ilha Barú. Existe a possibilidade de passar o dia no hotel Decameron . Pode ser uma boa opção em datas festivas ou domingo, já que a praia fica lotada e perde-se um pouco do encanto do local. É claro que o valor não é tão amigável, mas, dependendo da verba, é uma ótima!
Para voltar, decidimos explorar outro meio de locomoção; as lanchas rápidas. São rápidas mesmo!
Deixamos combinado um dia antes com um barqueiro que nos fez a viagem até Cartagena por COP$10.000,00/U$5,00 por pessoa. Na soma total foi um pouco a mais, porém a viagem foi direta. A única coisa, é que a lancha é rápida mesmo! Chega a assustar.
O bom é que ela sai da Playa Blanca e te deixa quase em frente a Torre do Relógio (centro) de Cartagena.
Conhecer a Ilha Barú é uma experiência que tem que ser vivida pra quem vai até Cartagena!
Tour para Isla Barú e Islas Rosarios
Nos guichês diversas empresas vendem tours de ida e volta. Os valores variam de COP$35.000,00/U$18,00 por pessoa (sem almoço) até COP$70.000,00/U$35,00 por pessoa (com almoço e paradas na ilha de Rosário e outras praias de Baru). Mas é bem possível chegar a COP$45.000,00/U$22,50. Basta pechinchar!
O tour sai de manhazinha. Tem diferentes tipos de barcos. De 30, 50, e os grandes de 150 pessoas. A diferença é o tempo de demora: 3horas, 4 horas e 5 horas, respectivamente. A escolha varia do que cada um achar melhor.
As lanchas pequenas são mais rápidas, porém: todos se molham, as coisas também são molhadas, não é possível tirar fotos no meio do caminho, quem tem enjoo ou enxaquecas não é um boa opção. Diríamos que é uma grande aventura, pois o barquinho mais voa do que navega.
Já as lanchas maiores, demoram mais. O tempo para curtir nos lugares torna-se mais apertado. Porém, quem quer mais sossego e estabilidade no trajeto, pode ser a melhor opção.
O tour sai de Cartagena, próximo da “Torre del Reloj”, na cidade murada de manhã, passa pelas Islas Rosarios e lá são duas as opções de passeios (as quais não estão incluídas no pacote): o oceanário ou o snorkeling. As duas valem COP$25.000,00/U$12,50. Não fizemos nenhuma delas, mas comentaram que a do snorkeling não é possível ver muita coisa e, o oceanário não temos muitos relatos, assim que se forem, por favor, nos escrevam.
Como chegar em Isla Baru – Playa Blanca – Cartagena

Para ir até a Playa Blanca – Isla Baru, os principais veículos e tours partem da cidade de Cartagena, para ver o Passo a passo até Cartagena, clique aqui.
Por terra
Do centro de Cartagena (perto do castelo), até às 10h00, saem ônibus que vão para Pasa Cavallos – COP$1.800,00/U$0,90 p/ pessoa. Peça para que te deixem no CAI (estação de polícia) de Pasa Cavallos.
Desse ponto são cinco minutos caminhando até a balsa que cruza para a Ilha Baru – COP$1.000,00/U$0,50 p/ pessoa – e cinco minutos mais de travessia. Cuidato! Eles querem cobrar o dobro.
Chegando na ilha é hora de escolher se de carro ou de moto até a Playa Banca. Os preços variam muito nesse momento, mas recomendamos não pagar mais de COP$8.000,00/U$4,00 p/ pessoa. Nós pagamos COP$10.000,00/U$5,00 os dois.
Atenção! É uma barulheira entre os taxistas e motoqueiros que te deixa louco mesmo. Chega a incomodar profundamente, mas se você tiver paciência pode chegar a melhores opções e melhores preços.
Falaram que, em breve, farão uma ponte e esse trajeto poderá ter uma mudança.
Por água =)
Bem, a volta conseguimos pagar avulso, porque dá para negociar com os barqueiros direto na praia.
Pagamos COP$10.000,00/U$5,00 por pessoa depois de sermos bem sinceros que éramos viajantes de longa data. Mas, recomendamos não pagar mais de COP15.000,00/U$8,00 p/ pessoa esse trajeto.
Para ir, não encontramos a possibilidade de negociar os preços, porque é no porto de Cartagena e o local é fechado, possibilitando as vendas apenas nos guichês.
Pingback: Centro histórico de Cartagena