Isla Baru – Playa Blanca – Cartagena

Compartilhe e Comente

Todos conhecem a fama daquela cor mágica do mar Caribenho, então fomos realizar nosso sonho de ver esse espetáculo da natureza, e para isso saímos de Cartagena rumo a Playa Blanca, na Isla Baru. Conheça nosso passo a passo!

Para ir, saímos cedinho do Hostal Papaya e fomos em direção ao castelo pegar um ônibus. Subimos no transporte – COP$1.800,00/U$0,90 p/ pessoa – junto com um casal argentino (para variar) e fomos papeando durante quase 1 hora de viagem até descer no CAI de Pasa Cavallos, onde tem a balsa que atravessa para a ilha.

Aí complicou a coisa! Complicou no sentido “encheção de saco” dos motoqueiros e taxistas para te levar até o destino. Nessa hora, tenha calma! Muita calma!
Nós pedimos informação na policia de onde saia a balsa, é do lado, nem cinco minutos caminhando.

Entramos na balsa já com a informação de que valia COP$1.000,00/U$0,50 p/ pessoa para cruzar o rio. Eles tentam te cobrar o dobro, mas o esquema é estar informado. Em menos de 5 minutos estávamos do outro lado. E…

E mais gritos e brigas entre eles para ver quem ia nos levar. Tem de tudo: motos, taxis e caminhonetes. Nós subimos em um taxi e nos saiu barato porque éramos quatro. Com paciência de esperar, eles reduziram o preço para COP$5.000,00/U$2,50 por pessoa, com destino a Playa Blanca; aproximadamente 15 km do ponto da balsa.

cartagena  IMG 5309 reduzida 640x640 Isla Baru   Playa Blanca   Cartagena

Ivan desfrutando do mar caribenho

cartagena  IMG 5379 reduzida 640x640 Isla Baru   Playa Blanca   Cartagena

Playa Blanca – Isla Baru

Bem, uns 15 minutos depois, pisamos aquela areia e olhamos aquela piscina gigante. Nos emocionamos muito. Mais um sonho realizado!

O lugar é simplesmente maravilhoso!! O mar é azul… bem azul claro! Carícia aos olhos. Cores e obras da natureza totalmente harmonizadas.

Como ficamos 2 noites acampados na Praia Branca, tivemos a oportunidade de ver como funciona os diferentes horários do dia. E, é claro, que quando chegam a diversas lanchas com turistas, a magia do lugar é alterada. Isso porque são muitas pessoas e o espaço de areia nãoé muito grande, o que fica tudo muito amontoado.

cartagena  IMG 5433 reduzida 640x640 Isla Baru   Playa Blanca   Cartagena

Carol lendo um bom livro na sombra da árvore

cartagena  IMG 5414 reduzida1 640x640 Isla Baru   Playa Blanca   Cartagena

Tranquilidade na Ilha Barú

A Praia Branca conta com diferentes opções de hospedagens para quem quer passar a noite e desfrutar outros horários, além dos programados pelas embarcações. Cabanas, lugares para acampar e aluguel de redes (hamacas), além de hotéis são opções hoteleiras na ilha Barú. Existe a possibilidade de passar o dia no hotel Decameron . Pode ser uma boa opção em datas festivas ou domingo, já que a praia fica lotada e perde-se um pouco do encanto do local. É claro que o valor não é tão amigável, mas, dependendo da verba, é uma ótima!

cartagena  IMG 5425 reduzida 640x640 Isla Baru   Playa Blanca   Cartagena

Encantados pelo mar azul

cartagena  IMG 5438 reduzida 640x640 Isla Baru   Playa Blanca   Cartagena

Paraíso

cartagena  IMG 5469 reduzida 640x640 Isla Baru   Playa Blanca   Cartagena

Pôr do sol, na ilha Barú

Para voltar, decidimos explorar outro meio de locomoção; as lanchas rápidas. São rápidas mesmo!

Deixamos combinado um dia antes com um barqueiro que nos fez a viagem até Cartagena por COP$10.000,00/U$5,00 por pessoa. Na soma total foi um pouco a mais, porém a viagem foi direta. A única coisa, é que a lancha é rápida mesmo! Chega a assustar.

O bom é que ela sai da Playa Blanca e te deixa quase em frente a Torre do Relógio (centro) de Cartagena.

Conhecer a Ilha Barú é uma experiência que tem que ser vivida pra quem vai até Cartagena!

Tour para Isla Barú e Islas Rosarios

Nos guichês diversas empresas vendem tours de ida e volta. Os valores variam de COP$35.000,00/U$18,00 por pessoa (sem almoço) até COP$70.000,00/U$35,00 por pessoa (com almoço e paradas na ilha de Rosário e outras praias de Baru). Mas é bem possível chegar a COP$45.000,00/U$22,50. Basta pechinchar!

O tour sai de manhazinha. Tem diferentes tipos de barcos. De 30, 50, e os grandes de 150 pessoas. A diferença é o tempo de demora: 3horas, 4 horas e 5 horas, respectivamente. A escolha varia do que cada um achar melhor.

As lanchas pequenas são mais rápidas, porém: todos se molham, as coisas também são molhadas, não é possível tirar fotos no meio do caminho, quem tem enjoo ou enxaquecas não é um boa opção. Diríamos que é uma grande aventura, pois o barquinho mais voa do que navega.

Já as lanchas maiores, demoram mais. O tempo para curtir nos lugares torna-se mais apertado. Porém, quem quer mais sossego e estabilidade no trajeto, pode ser a melhor opção.

O tour sai de Cartagena, próximo da “Torre del Reloj”, na cidade murada de manhã, passa pelas Islas Rosarios e lá são duas as opções de passeios (as quais não estão incluídas no pacote): o oceanário ou o snorkeling. As duas valem COP$25.000,00/U$12,50. Não fizemos nenhuma delas, mas comentaram que a do snorkeling não é possível ver muita coisa e, o oceanário não temos muitos relatos, assim que se forem, por favor, nos escrevam.

Como chegar em Isla Baru – Playa Blanca – Cartagena

icon_onibus

Para ir até a Playa Blanca – Isla Baru, os principais veículos e tours partem da cidade de Cartagena, para ver o Passo a passo até Cartagena, clique aqui.

Por terra

Do centro de Cartagena (perto do castelo), até às 10h00, saem ônibus que vão para Pasa Cavallos – COP$1.800,00/U$0,90 p/ pessoa. Peça para que te deixem no CAI (estação de polícia) de Pasa Cavallos.
Desse ponto são cinco minutos caminhando até a balsa que cruza para a Ilha Baru – COP$1.000,00/U$0,50 p/ pessoa – e cinco minutos mais de travessia. Cuidato! Eles querem cobrar o dobro.
Chegando na ilha é hora de escolher se de carro ou de moto até a Playa Banca. Os preços variam muito nesse momento, mas recomendamos não pagar mais de COP$8.000,00/U$4,00 p/ pessoa. Nós pagamos COP$10.000,00/U$5,00 os dois.

Atenção! É uma barulheira entre os taxistas e motoqueiros que te deixa louco mesmo. Chega a incomodar profundamente, mas se você tiver paciência pode chegar a melhores opções e melhores preços.
Falaram que, em breve, farão uma ponte e esse trajeto poderá ter uma mudança.

Por água =)

Bem, a volta conseguimos pagar avulso, porque dá para negociar com os barqueiros direto na praia.
Pagamos COP$10.000,00/U$5,00 por pessoa depois de sermos bem sinceros que éramos viajantes de longa data. Mas, recomendamos não pagar mais de COP15.000,00/U$8,00 p/ pessoa esse trajeto.
Para ir, não encontramos a possibilidade de negociar os preços, porque é no porto de Cartagena e o local é fechado, possibilitando as vendas apenas nos guichês.


Gostou?! Receba nossos passos