Nossa estadia na cidade de Cartagena foi cheia de surpresas. A cidade murada, conhecida pelos enamorados, mas bem visitada pelos solteiros, está na crista da onda. Encantadora e cheia de história, é difícil de sair de Cartagena das Índias sem se apaixonar.
Por ser uma cidade cheia de história foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Há uma grande mistura étnica. No bairro de Getsemani é curioso de observar essa mescla. Nós nos hospedamos nessa região e cada vez que cruzávamos as ruas do bairro não tinha como não notar. Uma mistura explicita dos morados locais e muitos turistas. O curioso é que existe um forte respeito por ambos pertencerem ao mesmo bairro. É claro que não se pode vacilar e é bom estar atento a suas coisas.
Para nós, aconteceu um a mais. Nas charmosas ruas do bairro de Getsemani, encontramos com a Marina, Daiana e Agustina, que moraram com a gente na Casa Jovita. Além de termos um encontro incrível com a Camila Hiratsuka, em cima das muralhas da cidade, em pleno pôr do sol. Tanta coincidência não foi, até que tínhamos combinado de nos ver, mas a cena, realmente, foi cinematográfica!
Em nossa estadia, passeamos pelo centro da cidade, conhecemos a costa de Cartagena, visitamos a Ilha Barú e desfrutamos bastante da cidade romântica.
Torres del Reloj, Plaza de Los Coches, Plaza Bolívar, Museo del Oro, Plaza e Igreja de Santo Domingo, Museu de la Inquisición – Museu Historico de Cartagena, Igreja de San Pedro, Plazuela de lo Merced… Caminhamos pelas muralhas em diferentes horários do dia, mas confessamos que não demos a volta completa – são, aproximadamente, 11Km e o calor nos impediu de completar a volta.
Por mais que seja lindo caminhar pelas muralhas, pode-se priorizar certos lugares com lindos visus. No mapa dado pelos PITS – Pontos de Informações Turística, existe um roteiro alternativo que é bem interessante. É ótimo, pois passa pelos pontos mais importantes. Mas, como cada turista tem seu estilo, vale seguir seu instinto e conhecer a cidade de acordo com aquilo que lhe atrai.
Sugerimos algumas coisas para serem feitas na cidade, de acordo com o que gostamos e com sugestões de nossas amigas.
Mas, as opiniões são pessoais e, por isso, por favor, deixem a sua também!
Ah… vale lembrar que a ordem está por nossa lembrança e não por preferência, hein?!
- Visitar as ilhas Barú e Rosário. Para saber mais sobre, não deixem de conferir nosso post.
- Caminhar sobre e ao lado das muralhas não pode faltar. A facilidade é que tem muitas subidas e descidas, em que pode-se tirar fotos de cima, de baixo e em monumentos nas margens das muralhas.
- Conhecer os museus da cidade: Museu Historico Casa de la Inquisición COP$14.000,00 / U$7,00 e o Museu del Oro (free).
- Tour com a carruagem- COP$45.000,00 / U$22,50 (capacidade para 5 pessoas). Nós temos dó dos cavalos na cidade trabalhando todo o dia, mas para quem curti esse tipo de turismo, recomendamos a noite, principalmente para os namorados.
- Praia de Boca Grande, Laguito e Castillo Grande – as praias são cheias de gente e de ambulantes, então, vale ter paciência se quiser passar o dias nessas praias. Caso contrário, passeie pelas orlas que é uma delícia e a inchação durará pouco.
- Castillo de San Felipe – Entrada das 8hs às 17h30 com valor de COP$17.000,00 / U$8,50. Se puder escolher o horário, o final da tarde é uma boa escolha, já que ver o pôr do sol dali, é bem bonito.
- Ao entrar na cidade murada, pela Plaza do Reloj, a esquerda, está o Portal de Los Dulces. São muitos os doces parecidos com os nossos, como cocadas, doces de leite, bananinha doce, doce de leite… Mas, o doce mais típico da região litorânea, é alegria. O Ivan soube descrever muito bem, uma espécie de pipoca murcha com açúcar queimado. É doce!!!! Mas vale experimentar. São apenas COP$1.000,00 / U$0,50.
- Assistir o pôr do sol desde às muralhas, no ou ao lado do Café del Mar, que curiosamente não vende café, mas conta com um ambiente bem agradável.
- De noite (bar/balada): caminhar de noite pela cidade murada, Plaza Domingo, Calle de la Arzenal, Calle Media Luna e escolher seu lugar. Vale algumas dicas: Donde Fidel Salsa Club, Quiebra Canto (balada), Casa de la Cerveza, Bourbon Street e Havana Club…
- Restaurantes: Na Plaza San to Domingo e Plaza San Diego são ótimas opções. Vale a dica: Café Zebra, http://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g297476-d1734276-Reviews-Cafe_Zebra-Cartagena_Cartagena_District_Bolivar_Department.html, Juan del Mar http://www.juandelmar.com/es, La Mulata http://lamulatacartagena.blogspot.com/, Casa de Socorro http://www.restaurantelacasadesocorro.com/ etc…
Nossa estadia foi incrível. Esperamos que a de vocês também!
Inscreva seu e-mail abaixo e receba nossas atualizações!
Pingback: Cartagena ao Pé da Letra