Chegamos a Cali pela manhã. O tempo estava cinza, mas pelo menos já faz calor nessa região. Fomos diretamente para o La Pinta Boogaloo Hostel para descansar já que a nossa viagem foi tranquila, porém longa.
Cali é uma cidade considerada de trânsito pelos mochileiros e viajantes. A cidade é bonita e tem alguns pontos para se conhecer, mas o que mais há para desfrutar é a noite caleña! E…
E…no mesmo dia que chegamos já fizemos uma aula de Salsa no próprio hostel para poder entrar no ritmo da cidade!
Nós, depois de todo um dia de descanso, saímos para umas voltas pela cidade e fomos encontrar uns amigos da “Casa Jovita” (nossa casa em Montañita) que estavam na cidade. Em realidade, um casal de colombianos que vivem aí, a Marieth e o David, e o Hernán, famoso Shipi!
Chegamos à casa dos amigos dos nossos amigos e começou a grande surpresa. Uma república de universitários, Gabriel, Sebastian e Alejandro, e que, como toda república, sempre está de portas aberta para reuniões, festas e outras coisas!
Chegamos e estavam os pais de dois deles. E nossas boas vindas foram com cerveja e a linda voz da mãe do Gabriel que, também, tocava violão. Beatles, Pink Floyd, Bob Dylan….e assim foi nossa tarde.
Ao cair da noite, fomos até um JAM musical (improvisação com instrumentos musicais) e quando chegamos, na verdade era aniversário de um francês com um churras e linda música na laje. Incrível!
Muito poder e magia aconteceu ali com todos aqueles instrumentos e tambores. E, quando já estava tarde para o barulho e a bagunça…a festa não acabou! Voltamos à república dos meninos e lá surgiram mais e mais pessoas e mais e mais instrumentos! Não sabíamos de onde surgia toda aquela gente. E a coisa foi até o amanhecer pelo que ouvimos, pois às 4h da matina nos retiramos exaustos e felizes!
No dia seguinte saímos para conhecer algo da cidade, e, mesmo cansados, fomos ver El Gato del Rio.
Os monumentos são uma exposição fixa do artista Hernando Tejada. Os gatos estão à margem do rio contemplando a história do gato que foi encontrado na região e de suas gatas.
Depois de um piquenique por ali, seguimos caminhando até o parque Santo Antônio, uma subida e tanto. Mas valeu a pena, a igrejinha singela e o parque no topo de um morro da cidade nos permitiu sentar e descansar.
No dia seguinte foi a vez de nos meter pelo centro da cidade. Caminhamos, caminhamos…visitamos praças e igrejas.
A praça onde está a prefeitura da cidade tem algumas árvores nacionais da Colômbia, a Palma de Cera. São lindas palmeiras em uma linda praça.
Seguimos para a La Hermita, uma igreja que parece um castelinho da Cinderela. E olha só a princesa aí…
Como era nossa última noite e nossa amiga, a Marieth, ia morar no Panamá, rolou uma despedida na república dos meninos. Um jantar entre amigos cheio de amor e alegria.
Comemos, nos abraçamos, rimos e fomos para o hostel para no dia seguinte dar “uma fuga da cidade grande”!