Passo a passo – Valparaíso à San Pedro de Atacama

Compartilhe e Comente

Um largo caminho pela frente! Estávamos em Valparaíso e tínhamos que percorrer 1.800Km até o meio do deserto mais seco do mundo, em San Pedro de Atacama.

Bom, tivemos sorte de viver as festas pátrias do Chile dia 18/09, que se estendem por toda a semana. Porém, o país inteiro festeja, as pessoas viajam e as passagens aumentam!
Existem muitas maneiras e caminhos para ir de Valparaíso até San Pedro de Atacama, inclusive um ônibus que vai direto de uma cidade à outra.

Mas, como dissemos, as passagens estão muito caras e escassas, e ônibus direto não havia. Carona pensamos que seria meio difícil nas épocas de festas e para um trajeto tão longo teríamos que cortar em muitos lugares e a estadia poderia acabar saindo mais cara.

Bom, a melhor opção (economicamente falando) foi voltar até Santiago e de lá pegar um ônibus direto para San Pedro de Atacama.

A passagem de Valparaíso até Santiago saiu por CL$1.900,00/U$3,80 e de Santiago até San Pedro de Atacama (a facada!) saiu por CL$31.900,00/U$63,80. E bem, depois de digerir esse furo no nosso orçamento, ficamos felizes ao que viria pela frente!

De Valparaíso à Santiago é rápido, menos de 2h de viagem. Estávamos na capital as 17h e às 22h embarcamos rumo ao deserto do Atacama! Em uma viagem não tão rápida assim, 24h de estrada…

A bordo comemos um lanchinho, colocaram um filme e… e nos despertamos no dia seguinte já com o visual do deserto!

san pedro de atacama chile trip  IMG 0125 reduzidas Passo a passo – Valparaíso à San Pedro de Atacama

E acordamos no deserto

E aí foi uma longa e linda viagem. O Chile tem um terço do país desértico, mas o impressionante é que em uma grande parte do trajeto você viaja em meio a dois desertos, o Atacama (mais seco do mundo) a sua direita e a sua esquerda um deserto azul, lindo e cheio de vida, o Oceano Pacífico. E esse contraste de paisagens, não tem preço!

san pedro de atacama chile trip  IMG 0117 reduzidas Passo a passo – Valparaíso à San Pedro de Atacama

Oceano pacífico durante nossa ida a San Pedro de Atacama

Assistimos muitos outros filmes e ao mesmo tempo nos íamos surpreendendo com o visual. No meio do caminho passamos pela famosa Mão do Deserto, uma escultura a 1.100 metros de altitude, feita pelo artista chileno, Mario Irrázabal, em 1992.

san pedro de atacama chile trip  IMG 0136 reduzidas Passo a passo – Valparaíso à San Pedro de Atacama

A mão do Deserto

E, bem, depois de paisagens, filmes e sonecas, chegamos às 21h30 na pequena, linda e seca cidade de San Pedro de Atacama!

Fomos direto ao Backpackers San Pedro Hostel, e lá fomos surpreendidos mais uma vez. Olha só como fomos recebidos.

san pedro de atacama chile trip  IMG 0282 reduzidas Passo a passo – Valparaíso à San Pedro de Atacama

Uma fogueira e um céu completamente estrelado

COMO CHEGAR

Como ir de Santiago a San Pedro de Atacama
De ônibus:

Da capital chilena, Santiago, saem ônibus diários com destino a San Pedro de Atacama. O valor das passagens variam de acordo com a temporada ou datas especiais.

Nós pagamos CL$31,900,00/63,80.

De Valparaíso para San Pedro, também existem saídas para San Pedro, mas não diariamente e, também, com variação nos preços.

As duas empresas Chilenas que prestam esse serviço são: Tour Bus e Pullman Bus.
*Se pode consultar preços e dias nos sites.

OU

De avião:
De Santiago existem voos diários para Calama, Antofagasta – 77km e San Pedro de Atacama. E de lá, ônibus com saídas diárias em vários horários e diferentes preços para San Pedro.

Voos: www.despegar.com
Ônibus: Tour Bus
Do Brasil ou de São Paulo, não existem voos diretos para Calama – Antofagasta. A melhor opção é organizar-se para já passar uns dias na capital para conhecer e de lá sair para Calama. De São Paulo, na busca direta pelo destino Calama, a maioria dos voos fazem escala em Lima – Peru depois em Santiago e, depois, para Calama. Uma larga viagem!
Voos: www.decolar.com

OU

De carro
O carro particular pode ser uma ótima opção. A viagem é longa, mas dá para ir cortando em diversos povoados no caminho, como La Serena e Antofagasta. São 1.600km ao norte de Santiago pela Ruta Nacional 5.

Além disso, para fazer os passeios no deserto, o carro (não necessariamente um 4×4, mas algum resistente) é uma ótima saída, já que os passeios por agências são meio salgadinhos no preço.

OU

De carona
Pode ser uma ótima opção saindo de Viña del Mar ou Valparaíso. Busque a saída para a Ruta Nacional 5 e levante o dedo.

Mas saiba que a viagem é longuíssima (24 horas) e é muito provável que você tenha que descer e subir várias vezes em diferentes cidades e diferentes veículos.

DA BOLÍVIA:
Devido à distância, é muito comum que os viajantes cruzarem da Bolívia para San Pedro no Chile.

Como ir da Bolívia para San Pedro de Atacama

De Ônibus: Da rodoviária de Uyuni saem ônibus das empresas: 11de Julio e Centenario que deixam na fronteira e de lá se faz a mudança para ônibus de empresas chilenas. Que vão até Calama.

Os dias e horários de saída são reduzidos, sendo a melhor opção verificar na própria rodoviária da cidade boliviana.
Rodoviária de Uyuni: Av. Arce s/n.

Em tours:
A opção mais procurada para chegar a San Pedro desde a Bolívia são os Tours que saem de Uyuni, visitam o Salar de Uyuni e em, mais ou menos, 3 dias te deixam na cidade de San Pedro de Atacama.

As agências que prestam serviço são várias. Exemplo: Salar de UyuniTour

De Carona
Não recomendamos.


Gostou?! Receba nossos passos