Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Compartilhe e Comente

Em nosso terceiro dia de passeio era dia de começar a subir alto! Acordamos bem cedinho e fomos a caminho das lagunas Altiplánicas, a 119km de San Pedro de Atacama e 4.200 metros de altitude.

As 6h15 já estávamos de pé esperando a van da empresa passar para buscar-nos no hostel. Passamos um pouco de frio, já que rolou um atraso da agência e nos buscaram às 7h15, mas bem, entramos no transfer e melhoraram os ânimos!
A caminho das Lagunas, nosso guia do dia, o Marco, chileno e maluco beleza, nos disse qual seria o trajeto do dia e nos passou as instruções necessárias para um tour seguro, já que o destino principal fica em grande altitude: respirar devagar, caminhar devagar e tomar água são partes fundamentais para quem não está acostumado com altitude elevada, e, claro, avisá-lo imediatamente qualquer sensação de mal estar.

Durante o primeiro percurso, dormimos uns 50 minutos até a primeira parada, a Laguna Chaxa. Essa lagoa está localizada no meio do Salar de Atacama e é lar de várias espécies de aves, principalmente, os exuberantes flamingos.

san pedro de atacama chile trip  IMG 0440 reduzidas Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Laguna Chaxa acompanhada dos flamingos

São muitos os flamingos que vivem nessa região inóspita do planeta, alimentando-se dos pequenos microcrustáceos da lagoa. E é o seguinte, eles escolheram um lindo lugar para viver…apreciando a fumaça do Vulcão Lascar (um dos 3 ativos da região).

san pedro de atacama chile trip  IMG 0419 reduzidas Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Vulcão Lascar – está em alerta amarelo

A entrada nesse parque nos custou CL$2.500,00/U$5,00. E ali, com o sol começando a esquentar o deserto, tomamos café da manhã (servido pela agencia)! Uma delicia e um visual indescritível. Fora que o ambiente é rico em Lítio, uma substância usada para relaxar, acalmar ânimos e antidepressiva.

De lá seguimos viagem e começamos a subir a montanha. Nossa próxima parada foi um povoado pequenino, o Socaire, ali descemos e escutamos um pouco sobre a história e a cultura dos Tiahuanaco, uma civilização pré-incaica que desenvolveu um método de agricultura de montanha usado até hoje na região dos Andes. Inclusive, foi esse método que, futuramente, deu nome a cordilheira (pelos espanhóis).

san pedro de atacama chile trip  IMG 0461 reduzidas Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Povoado Socaire

Lá aprendemos um pouco a respeito da história do lugar e de sua capela mais antiga, a qual tem a nave (igreja) separada do campanário (torre do sino), pois os dois juntos naquela época tinham uma simbologia sexual.

san pedro de atacama chile trip  IMG 0449 reduzidas Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Igreja e torre do sino separados

Saindo de lá, fomos para as Lagunas Altiplânicas, aos pés do sagrado, Vulcão Miscanti (o único vulcão na região de San Pedro que por respeito à cultura atacamenha não se pode escalar). Chegando à laguna, pagamos o “salgado” valor de CL$2.500,00/U$5,00 por pessoa e fomos ao encontro dessa maravilha da natureza.

Sem palavras, aquelas duas obras da natureza são indescritíveis…A grande Laguna Miscanti e sua companheira menor, a Laguna Miñiques.

san pedro de atacama chile trip  IMG 0465 reduzidas Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Vulcão Miscanti e seu lago com mesmo nome

san pedro de atacama chile trip  IMG 0498 reduzidas Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Laguna Miñiques

Caminhamos pelo parque nacional, uma reserva e sítio arqueológico com registros de 3.000 a.C., bem devagarzinho. Não sentimos mal estar, a única coisa que pegou mais foi a boca seca e um pouco de falta de ar, mas nada de mais.

Desfrutamos e contemplamos aquele lugar mágico. A Carol deu seu salto de revitalização e logo em seguida partimos para a próxima parada, um povoado chamado Toconao.

san pedro de atacama chile trip  IMG 0511 reduzidas Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Um salto a 4.200 metros

Dormimos um longo caminho, foram quase 1h20 de viagem até o povoado de Toconao. Um povoado singular, porque possui uma raridade da região, um rio de água doce cortando a vila.

Um povoado, simpático, com uma igrejinha antiga e alguns cactos, onde se pode encontrar o famoso cacto de San Pedro ou o chá já preparado para comprar CL$5.000,00/U$10,00 a dose.

O Cacto de San Pedro é um cacto da região rico em mescalina. Uma substância alucinógena e enteógena, a qual foi e é utilizada por povoados com a cultura xamã em rituais de encontro com o divino.

san pedro de atacama chile trip  IMG 0529 reduzidas Lagunas Altiplánicas – San Pedro de Atacama

Centrinho de Tocanao

Saindo desse povoado, regressamos a San Pedro de Atacama, felizes e revigorados pela energia mágica desses lugares magníficos e grandiosos!

O passeio para as Lagunas Altiplânicas pode ser encontrado em diversas das infinitas agências do centro de San Pedro pelo valor médio de CL$35.000,00/U$70,00. Mas, por favor! Não esqueçam, fechando um pacote de passeios o valor sai bem mais em conta.

O nosso pacote para os 4 passeios saiu em CL$50.000,00/U$100,00. Foram 4 dias muito bem aproveitados!


Gostou?! Receba nossos passos