Capital do bumba meu boi – São Luis

Compartilhe e Comente

Nossa segunda capital brasileira! Saímos de Manaus e fomos rumo a São Luis. Região do bumba meu boi, festa e alegria. Que delícia!

Durante nossa estadia, conhecemos o centro histórico de São Luis, passamos um dia nas praias da cidade, recebemos a visita da mãe da Carol (sogra do Ivan) e visitamos parte da família da Carol que é dessa região do país.

A Wania, mãe da Carol, chegou. A saudade aflorou na pele e expeliu para um forte e importante abraço. Afinal, já com os pé no Brasil, carinho e força de mãe é mais do que necessário para enfrentar essa nova viagem da vida!

Era de madrugada quando ela chegou, mas a ansiedade era tanta, que fomos para um bar ali perto do hostel para colocar o papo em dia.

Na manhã seguinte, foi dia de centro histórico. Nos preparamos para ir. Seguimos as orientações de moradores da região. Pouco dinheiro no bolso, não levar celulares e uma câmera bem simples, apenas para fazer um registro. Nossa experiência foi um pouco triste, já que o centro está abandonado pelo governo e a insegurança emana a cada quarteirão.

Como era feriado, estava tudo vazio e os moradores de rua, acompanhados pelo craque, dominavam a cidade. Por isso, contratamos um taxi e fizemos um breve city tour. Paramos no Palácio do Governo Estadual, Igreja da Sé, Praça Benedito Leite e a Fonte do Ribeirão. Quando paramos na fonte, descemos do carro para tirar uma foto. Mas, tiramos a privacidade de um senhor que estava em suas intimidades, tomando banho por ali. Quando ele nos viu, não pensou duas vezes e disse: “dá cinco real?!”. Não tivemos medo, pois, depois de ver a situação do centro, isso acabou até sendo engraçado.

Passamos em frente, também, do Teatro Arthur Azevedo, Praça João Lisboa, Convento das Mercês, Camelodromo, Mercado Municipal e pela Capela de São Pedro.

Para quem não sabe, o centro histórico de São Luis é Patrimônio Cultural da UNESCO. Imaginem se não fosse. Mas, vale destacar que, no mês de junho, a cidade é palco da festa do Bumba Meu Boi. Maravilha! Certamente, a alegria e o calor brasileiro, ofuscam os problemas governamentais. Nos dias da semana, o movimento e a rotina da cidade também deixam essas cenas como coadjuvantes. Sendo assim, se possível, não conheçam o centro nem em finais de semana e, menos, em feriados, senão, a imagem, provavelmente, será crua, nua e verdadeira, como a nossa.

Relatamos nossas sinceras frustrações com o governo da cidade por sentir e ver São Luis como uma linda cidade…porém abandonada! Será possível reerguê-la?! Achamos que é uma questão de poder! Querer, pelo que conversamos nas ruas, todos querem!

Assim esperamos! Adoraríamos voltar ao centro e ver o Patrimônio Cultural da UNESCO revitalizado! Valendo…

sao luis  DSCN3535 reduzida2 640x640 Capital do bumba meu boi   São Luis

Praça Benedicto Leite

sao luis  DSCN3536 reduzida2 640x640 Capital do bumba meu boi   São Luis

Ivan, falando com o morador de rua, na Fonte do Ribeirão

sao luis  DSCN3558 reduzida2 640x640 Capital do bumba meu boi   São Luis

Capela de São Pedro

sao luis  DSCN3548 reduzida2 640x640 Capital do bumba meu boi   São Luis

Ruelas do Centro Hitórico de São Luis

sao luis  DSCN3527 reduzida2 640x640 Capital do bumba meu boi   São Luis

Na frente do Palácio do Governo Estadual

Depois do nosso tour, fomos a um belo restaurante, recomendado pelo nosso taxista. O senhor Cesar, nome do irmão da Carol, nos levou ao restaurante Porto Seguro. Ao lado do Mercado de Peixes, o local tem uma famosa peixada. Com valor acessível de, aproximadamente, R$60,00, saímos os três bem alimentados e com uma bela marmita para casa.

sao luis  DSCN3566 reduzida2 640x640 Capital do bumba meu boi   São Luis

Almoçinho no restaurante Porto Seguro. Uma delícia!

A vontade de ver aquela cidade cuidada, aumentava a cada passo. No final do dia, marcamos de nos encontrar com a Iclea e a Bruna, respectivamente tia e prima da Carol. Elas nos recomendaram outro ótimo restaurante da cidade – o Feijão de Corda. Que lugar bonito! Com artesanatos e decoração da região, sem falar, é claro, da comida deliciosa.

sao luis  DSC07765 reduzida2 640x640 Capital do bumba meu boi   São Luis

Bruna, Iclea, Wania e Carol – encontro de família

sao luis  DSC07760 reduzida2 640x640 Capital do bumba meu boi   São Luis

Eita nordeste BOM!

Após matar a saudade e das quatro mulheres não pararem de falar, pedimos a deliciosa carne de sol. De petisco de entrada, trouxeram uns pasteizinhos com uma geleia de pimenta. Essa geleia tem um gosto exótico e imperdível.

Ah… e não é que conseguimos nos sentir seguros! Na praia Litorânea, nas cercanias da casa do Sarney, estava tudo tranquilo. Caminhamos um pouco na frente da orla da praia e nos sentimos tranquilos, ou seja, sem chances de sermos roubados diretamente ali. Curioso e contraditório, neh!? Bom, como o foco do nosso post não é esse, sem mais detalhes…

Nos despedimos com um abraço verdadeiro e bem apertado, com a vontade de nos reencontrar. Que surpresa poder encontrar pessoas queridas e amadas no meio de uma aventura como essa!

Bom, o dia seguinte era dia de conhecer uma das mais lindas maravilhas do estado – os Lençóis Maranhenses. Fomos para casa para descansar um pouco, pois no dia seguinte, às 4h15 o transfer iria nos buscar para ir a Barreirinhas – cidade estratégica para os passeios do Parque Nacional do único Deserto Molhado do Mundo!


Gostou?! Receba nossos passos