Um lugar mágico. Levados pelo Rio Prequiça, por um barquinho ou uma voadeira, ou pelas dunas de areia do deserto em um 4×4, pise no povoado de Atins!
Desfrute e deixe as areias do lugar te envolverem e te levarem. Assim fomos convidados a conhecer esse lindo lugar. A Eco Pousada Filhos do Vento já havia nos falado que o lugar era assim. Mas “assim”, só sentindo o lugar. Estando lá! As fotos, de longe, conseguem passar o encanto da região. É preciso estar lá.
Quer? Viva, saboreie e experimente cada canto do povoado.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 mil hectares, sendo 90 mil só de dunas de areia. E, Atins é porta principal de entrada a esse paraíso!
Um local que emana saúde. Lá, dificilmente alguém tem uma doença rara. Normalmente, a morte é de velhice mesmo. De pessoas, que ao perderem a noção do tempo, e ao desconhecerem suas idades, simplesmente deixam essa vida terrenais.
Será Atins uma mensagem subliminar de saúde?! Piadinha sem graça neh?! Mas que é curioso, é! O Zé, morador da região, com ascendência indígena, que trabalha na Eco Pousada Filhos do Vento, conta muitas lendas da região.
Alguns moradores vieram do Ceará, outros de outras partes do Maranhão e alguns nasceram ali. Além disso, empresários, ao acreditar no potencial do vilarejo, apostaram no povoado e investiram na região. Hoje, o povoado tem infraestrutura hoteleira para bem receber o turista que busca viver essa natureza sem sofisticação.
Mergulhamos na água doce, na água salgada e pisamos na areia da praia e do deserto. Imagine que loucura! E tudo em um mesmo e único lugar. Nós passamos duas noites e três dias por lá.
Chegamos já passeando. Fizemos o passeio do Rio Preguiça, que passa pelos pequenos Lençóis: Povoado de Vassouras, Farol de Mandacaru e na praia/deserto de Caburé. Após brincarmos com os macaquinhos que já estão completamente acostumados com o turismo, mergulhamos nas lagoas no meio das dunas de areia, subimos no Farol para ter uma visão panorâmica da região: rio, praia e deserto, além de comer um belo peixe. Tudo isso antes de chegar a Atins. Imagine só. Esse lugar é um paraíso.
Para saber mais sobre nosso passo a passo, clique aqui!
Nos hospedamos em um dos chalés da Eco Pousada Filhos do Vento, que é revestido em palha de Carnaúba. Que lugar lindo! Estávamos imersos à natureza. O lema do lugar é para quem quer descansar e relaxar sem sofisticação.
Vimos o pôr do sol, desde o povoado. Uma linda e emocionante visão!
Passamos um dia no Deserto. Fomos com a Eco Pousada, de 4×4. Os dias anteriores estavam chuvosos, por isso, pegamos muita poça de água, antes de chegar ao início do caminho pelas dunas. Na verdade, é que tivemos muita sorte! Pegamos dias incríveis por lá!
O Marcelo, dono da pousada, nos deixou aos cuidados do Zé, que conhece as dunas de trás para frente. Melhor guia, impossível. Ele nos levou a caminho da Lagoa do Canto. Uma das maiores lagoas, próximas ao povoado de Atins.
Fizemos o passeio com um grupo de 11 pessoas e nada mais. Éramos nós e o deserto. Dentre o grupo, duas crianças colombianas, crescidas no Brasil, estavam tão maravilhadas, que entraram em todas as lagoas que passávamos por lá. Inclusive as micro lagoas.
E não é que elas contagiaram a todo o grupo e todos nós mergulhamos em muitas das lagoas. No total, foram entre 15 a 20 lagoas, contando as micro que encontramos pelo caminho. Em praticamente todas, paramos para molhar o rosto e seguir o percurso. O caminho não é tão cansativo, mas, com o sol, uma aguinha nunca é demais e ajuda a ganhar força para seguir em frente.
Certamente uma das sensações mais incríveis que vivemos! E. justo, na nossa comemoração de 1 ano de viagem!!!
O lugar ainda conta com a Lagoa Tropical, Lagoa Verde, Passeio para ver o voo dos guarás, além de muita paisagem exuberante.
Esses e outros passeios são realizados desde Atins e podem ser contratados na própria Eco Pousada Filhos do Vento.
Eco Pousada Filhos do Vento
Contato: Marcelo
(11) 8349-4462 (TIM)
(98) 33495007(oi)