Choque cultural a quase 4.000m de altitude – La Paz/Bolívia

Compartilhe e Comente

Nossa estadia em La Paz foi tranquila. Passamos sete noites na “capital” da Bolívia, aproveitando o movimento de uma cidade grande com uma cultura forte e na tranquilidade do Bacoo Hostel.

Por que “capital”? Pois é, foi muito curioso entrar na Bolívia e descobrir que La Paz não é considerada a capital do país pelo seu povo. Sucre é considerada a capital do país pelo povo boliviano; foi o lugar onde nasceu a Bolívia. La Paz é tida, apenas, como sede do governo boliviano e, por isso, entra como capital nos mapas políticos que conhecemos.

la paz  IMG 1851 reduzidas 640x1080 Choque cultural a quase 4.000m de altitude – La Paz/Bolívia

O dia a dia de La Paz

Ao chegar à cidade, nos demos conta de que a coisa era bem agitada e peculiar. Um trânsito maluco cheio de buzinas, uma cidade grande com prédios e centros financeiros misturados, estruturas coloniais e morros com casas de tijolo cru, que parecem uma grande favela compõem o cenário da cidade. Pessoas de terno e gravata caminhando e compartindo os mesmos recintos com “cholas” e pessoas dos comércios ambulantes. Gritos, muamba, mercadões, carros e gente; um grande e interessante “colorido”!

Nosso primeiro passeio na cidade foi em busca de comida, é claro! Já se pode conhecer muito de La Paz descendo a avenida principal, a qual muda de nome em diversos pontos.

la paz  IMG 2095 reduzida 640x2112 Choque cultural a quase 4.000m de altitude – La Paz/Bolívia

Comida tipicamente boliviana

Da rodoviária até o lado sul, a “cara” da cidade muda bastante. Passamos pelo mercadão, chamado Lanza. Um pouco mais abaixo, está a imponente catedral de São Francisco e o centro mais antigo e turístico da cidade.

la paz  IMG 1957 reduzida 640x2112 Choque cultural a quase 4.000m de altitude – La Paz/Bolívia

Catedral San Francisco

Bom, com certeza, um dos pontos ALTÍSSIMOS da viagem rolou em La Paz. Recebemos a visita dos pais da Cá (sogros do Ivan), a grande e linda família!

la paz  IMG 2072 reduzida 640x2112 Choque cultural a quase 4.000m de altitude – La Paz/Bolívia

Esperando os papis ansiosa

Que delícia! Sem palavras para esse momento, essa chegada e esse abraço!

Chegaram no dia 16/11 para ir embora no dia 02/12…temos uma longa viagem pela frente e eles querem encarar o estilo mochileiro dos 4Pies!

Com a chegada deles, aproveitamos o tempo parar papear, se curtir, se amassar e matar um pouco da saudade que estava doendo tanto no peito.

la paz  IMG 2077 reduzida 640x2112 Choque cultural a quase 4.000m de altitude – La Paz/Bolívia

A chegada mais que esperada

Tivemos um dia inteiro com eles na cidade de La Paz e aproveitamos para fazer algo que não tínhamos feito até então, desde que começamos a viagem: compras.

Quer dizer…a Carol aproveitou para adquirir lembranças de artesanatos e algumas roupinhas deste país! Mas de verdade, para quem quiser levar coisas para enfeitar a casa, ambientes, ou roupas e acessórios, La Paz é o lugar certo. É muito barato!

Mas cuidado! Se tiver um grande caminho pela frente, o peso pode atrapalhar e muito! Como eles voltam para o Brasil, podem levar esse excesso junto, e as nossas roupas de inverno, também!

la paz  IMG 2091 reduzida 640x2112 Choque cultural a quase 4.000m de altitude – La Paz/Bolívia

Na praça central

Bom, no dia seguinte era hora de despedir-se da grande cidade e seguir, mais uma vez, para Copacabana e o Lago Titicaca, um paraíso!


Gostou?! Receba nossos passos