Passo a passo de La Paz a Copacabana (Lago Titicaca) – Bolívia

Compartilhe e Comente

Hora de deixar a cidade grande para chegar ao paraíso, Copacabana, uma cidadezinha charmosa as margens do Lago Titica, na Bolívia.

Fomos buscar a informação de como ir para Copacabana na rodoviária de La Paz. Do terminal de ônibus, existem algumas companhias que fazem o trajeto, geralmente às 8h30 e às 14h, com preços que variam de Bs$25,00/U$3,60 a Bs$35,00/U$5,00.

A questão é que já eram às 10h da manhã e não queríamos esperar. Acabamos encontrando uma alternativa muito eficaz e mais econômica.

Na avenida principal da entrada da rodoviária passam umas minivans com o cartaz dizendo: Cemitério. Pegamos essa van – Bs$1,50/U$0,22 pax – e pedimos para o motorista nos deixar no cemitério, perto de onde saem os ônibus para Copacabana.

Descemos e logo nos vieram vender passagens para o destino, pagamos Bs$15,00/U$2,15 pax (podíamos ter barganhado melhor!) e entramos no ônibus para seguir viagem. A empresa se chama: “2 de febrero”.

Atenção! Câmeras em mãos. Esse trajeto é bem interessante e com muitas paisagens.

Saindo da cidade a paisagens já é bem interessante, subindo para a cidade alta existem vários pontos onde é possível ter uma boa visão e noção do tamanho de La Paz.

copacabana  IMG 1516 reduzidas 640x1080 Passo a passo de La Paz a Copacabana (Lago Titicaca) – Bolívia

Saindo da cidade de La Paz

Para sair da cidade é um caos, a parte alta é bem desorganizada e com muita gente nas ruas. Paramos ali para que outras pessoas subam no ônibus e depois seguimos viagem. É uma experiência maluca. Ver aquele vai e vem, gente transportando tudo e de tudo! Uma cultura bem forte e diferente da nossa.

copacabana  IMG 1537 reduzidas 640x1080 Passo a passo de La Paz a Copacabana (Lago Titicaca) – Bolívia

À companhia das “cholas paceñas”

Quando conseguimos sair de La Paz a viagem começou a ficar linda. As montanhas do altiplano, os eternos picos nevados uma vegetação e um clima peculiar.

Viajamos tranquilos, devagarzinho, pois o tempo deu uma virada e começou a chover.
Após umas 2h30 de viagem, o ônibus parou e mandou todos descerem. Era o momento de cruzar em balsa um braço do Lago Titicaca.

O divertido da história é que as pessoas cruzam em um barquinho, pagam Bs$2,00/U$0,30 pax, que leva de um lado ao outro, e do outro lado, você pode ficar olhando e esperando seu ônibus que vem em uma balsa que só cabe ele!

Com aquela chuva e vento que estava, víamos o ônibus girando e girando em cima da balsa enquanto tomávamos chuva do outro lado! Foi divertido!

copacabana  IMG 1553 reduzidas 640x1080 Passo a passo de La Paz a Copacabana (Lago Titicaca) – Bolívia

Ivan com o pessoal do “busão” atravessando o Titicaca para Copacabana

copacabana  IMG 1566 reduzidas 640x1080 Passo a passo de La Paz a Copacabana (Lago Titicaca) – Bolívia

Balsa privativa para o ônibus

Depois dessa travessia, um pouco molhados, subimos no ônibus de volta e seguimos em frente. Sabe o que rolou?! Neve!

Pois é. Começou a nevar, a estrada ficou branquinha, precipícios dos dois lados com o lago lá em baixo. E será que o
veículo tem correntes ou pneus para neve na Bolívia?! RS…não…

Bom, não há fotos desse momento porque estávamos meio nervosos…

Após quase 4 horas de viagem, chegamos são e salvos a Copacabana! O céu já estava azul e as gaivotas voando sobre as águas do lago mais alto do mundo!

COMO CHEGAR

De ônibus
Foi a nossa opção para viajar toda Bolívia.
Para chegar a Copacabana existem 2 tipos de ônibus distintos.
O que sai da rodoviária central de La Paz, chamado ônibus turísticos – Bs$25,00/U$3,60 a Bs$35,00/U$5,00.
Ou os que saem do cemitério, um transporte mais local (o que a gente pegou) – Bs$15,00/U$2,15 pax. Para chegar até o ponto de onde sai esses ônibus, por toda a cidade passam minivans com o cartaz: cemitério – Bs$1,50/U$0,22 pax.
*para atravessar em balsa (uma maneira) cobra-se Bs$2,00/U$0,30.

De carro
Se estiver em veículo próprio o trajeto pode ser simples, depois de que você conseguir sair da cidade de La Paz! Uma viagem de, mais ou menos, 3h. E você vai ter que colocar seu carro para atravessar de balsa, também!
Vá de dia para atravessar na balsa, vendo lindas paisagens.

De avião
Para chegar a Copacabana os voos vão até La Paz. São quase 4h de viagem em ônibus.

De carona
O caminho é tranquilo, a viagem não é longa. O problema é que conseguir caronas de cidades grandes é mais complicado, ainda mais em uma cidade um pouco difícil de entender (trânsito, saídas, estradas), como La Paz. Mas, de repente, se conseguir um esquema pré-armado com alguém, pode ser uma solução. Se não, também, é barato chegar até o destino. E, na maioria das vezes, as caronas cobram e o preço deve sair quase o mesmo.