Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

Compartilhe e Comente

Como tínhamos uns dias para esperar os pais da Cá chegarem a La Paz, decidimos aproveitar para se desligar um pouco do cyber mundo e se conectar com a Terra e a natureza. Fomos passar alguns dias em Copacabana, na verdade, na Ilha do Sol, no lado boliviano do lago Titicaca.

copacabana  IMG 1684 reduzida 640x2112 Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

4Pies na Ilha do Sol

Chegamos à cidade de Copacabana. Uma cidadezinha charmosa, linda e com energias muito positivas. Como estávamos com vontade é de emergir em meio à natureza, reservamos nossas energias para desfrutar da Ilha do Sol.

copacabana  IMG 1839 reduzida 640x2112 Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

Catedral de Copacabana

Demos uma volta na cidade, encontramos o casal de amigos que conhecemos em Tilcara – Argentina – Stela e Guillaume, comemos uma truta e conhecemos outro casal muito gente boa. Patrícia Wanda, brasileira, e Johnny Wanda, americano. Os dois estão em uma empreitada do Alasca ao Brasil e pretendem morar na pátria amada por um tempo; já que residiam nos Estados Unidos. Viajam em um 4×4 com muita vontade de viver e conhecer o mundo.

copacabana  IMG 1569 reduzida 640x2112 Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

Mais um encontro com Stella e Guillaume

Como estávamos muito cansados, mal chegamos ao hostel, já capotamos e não pudemos curtir a noite da cidade. Mas, como sabíamos que voltaríamos lá com os pais da Carol, isso não era um problema.

Da cidade de Copacabana, às margens do Lago Titicaca, é fácil chegar até a ilha. Todas as manhãs, às 8h30 saem diversos barcos rumo à ilha. Eles vão e voltam, levando tours diários ou gente que vai para passar algumas noites e dias.

Saímos de manhazinha e conseguimos negociar nossa ida para o lado norte da ilha por Bs$20,00/U$2,80 pax.

copacabana  IMG 1592 reduzida 640x2112 Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

A caminho da Ilha do Sol

Os barcos deixam em duas partes da ilha: no lado sul, à 1h30 navegando, ou o lado norte, à 2h00 navegando pelo lago. Nós planejamos conhecer os dois lados e dormimos duas noites nas tranquilas praias do lado norte e, depois, uma noite na imponente montanha do lado sul.

Chegando ao lado norte nos demos conta de que ali nos esqueceríamos do tempo. Um PARAÍSO!

copacabana  IMG 1612 reduzida 640x2112 Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

Da janela do nosso quarto

O lugar é completamente bucólico e rupestre. Os sons são dos pássaros, burros e porquinhos que vivem soltos por todas as partes. É muito louco! Não existem cachorros nesse lado da ilha, mas por qualquer lado você vai, você se depara com uma família de porquinhos correndo, comendo e brincando por aí!

Os burros são utilizados como animais de carga da região. Ah! E não podiam faltar algumas lhamas que, também, compõem esse cenário de uma cultura antiga viva.

copacabana  IMG 1634 reduzida 640x2112 Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

Cenas do cotidiano da Ilha do Sol

Bem, encontramos um lugarzinho tranquilo para dormir essas duas noites. Um quarto para nós dois que saiu por Bs$40,00/U$5,70 de frente para a praia do porto. Sem palavras para descrever todo aquele visual e aquela paz!

Nesse paraíso, sem internet e infraestrutura, nos conectamos ainda mais com a natureza.

Passamos os dias de uma prainha para a outra, sentados na areia, fazendo macramê, contemplando tudo aquilo. Aquela beleza da natureza a, quase, 4.000m de altitude.

copacabana  IMG 1705 reduzida 640x2112 Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

De volta para casa

Na parte norte ainda está grande parte das ruínas e templos sagrados da cultura pré-inca, os Tiwanacos, mas deixamos para visitar essa parte com os pais da Cá.

Conhecemos uma molecada gente fina nesses dias. Quatro argentinos que estão viajando pelo nosso continente, também.

Dividimos bons momentos e risadas por ali! Tentamos fazer uma fogueira juntos, a qual foi impedida por um morador local. O cara queria expulsar a gente da ilha! Enfim, respeitamos a cultura e a vontade do senhor.

copacabana  IMG 1715 reduzida 640x2112 Mágica e mística – nossas passagens pela Iha do Sol, Copacabana – parte Norte

Na tentativa de uma fogueira

No dia seguinte, era dia de conhecer as maravilhas da parte Sul.


Gostou?! Receba nossos passos