Passo a passo – de Salta à Tilcara

Compartilhe e Comente

Saímos da cidade de Salta rumo à última província da Argentina, Jujuy. Nosso destino é o pequeno povoado de Tilcara, a 85km da capital provincial, San Salvador de Jujuy.

Saindo de Salta, são quase 180km, e para fazer esse trajeto decidimos ir de ônibus, foram AR$99,00/U$12,50 com a empresa Balut.

Bom, teoricamente, a viagem deveria ser tranquila e com duração de, mais ou menos 3 horas. Mas…
Mas, a empresa estava sem sistema quando fomos comprar as passagens, nos disseram para pagar diretamente no ônibus, e até aí tudo bem. Pagamos, subimos.

O ônibus faz várias paradas em cidadezinhas e quando chegou à cidade de San Salvador de Jujuy, lotou. O problema é que tinham pessoas que compraram passagens em dias anteriores, quando tinha sistema, e isso causou algumas confusões com lugares e capacidade. Quase que fomos separados, mas, por sorte, os donos das nossas poltronas se ajeitaram em outras (quase não havia mais livres) e, depois de certo tempo, seguimos viagem.

Bom, agora vai! Mentira!

No meio do caminho, faltando pouquíssimos quilômetros para o povoado de Tilcara, uma pedra no meio do caminho! Não era uma pedra, e sim, uma manifestação que fechava a estrada. A população reclamava por melhores condições de água e energia elétrica. E, bem, ficamos aí parados umas 2 horas até liberarem a passagem.

tilcara argentina trip  IMG 1040 reduzidas 640x1080 Passo a passo – de Salta à Tilcara

Manifestação antes de chegarmos em Tilcara

Após liberarem a passagem do ônibus, em 20 minutos chegamos a Tilcara. Por que não fomos caminhando? Porque a quase 2.500 metros de altitude com mochilas, um sol do deserto e pessoas irritadas do lado de fora, pensamos que podia não ser uma boa ideia.

Mas, a verdade é que apesar dos contratempos, foi uma viagem tranquila. Com duração de 5h30, chegamos ainda para dar uma boa volta pelo lindo povoado.

tilcara argentina trip  IMG 0029 reduzidas 640x1080 Passo a passo – de Salta à Tilcara

Um pedaço de Tilcara

COMO CHEGAR

De ônibus:
Foi a maneira que escolhemos para fazer esse trajeto. É bem simples e tranquilo.

De Salta saem ônibus em vários horários e diariamente para Tilcara. O nome do destino é “La Quiaca” e vai parando em vários povoados, um deles é Tilcara, a 180km de Salta.

Pagamos AR$99,00/U$12,50 até o nosso destino.

As empresas que fazem o trajeto são Balut e Andesmar.
Para consultar horários e preços: www.plataforma10.com

OU

De avião:
De São Paulo ou outras regiões do Brasil, é possível encontrar voos com apenas uma escala, Buenos Aires. Da capital argentina, seguem voos diretos até a capital da província de Jujuy, San Salvador de Jujuy. E nesse ponto, o único modo de chegar ao povoado é via terrestre.

O percurso a partir desse ponto é de apenas 85km e pode ser feito de ônibus (horários e saídas diárias), de carona, ou de taxi e transfers.

Se estiver na capital argentina, Buenos Aires, já sabe que é um voo e uma condição até o povoado.
www.decolar.com.br
www.despegar.com
www.plataforma10.com

OU

De carro:
Se estiver de carro pela Argentina é uma ótima opção! Existem vários povoados e entradinhas com encantos especiais.

Se estiver em Salta e quiser fazer um giro pela região, alugar um carro pode ser uma boa opção, também. Os alugueis são acessíveis e dá para fazer um bom roteiro. Só cuidado com as estradas da região, tem muita terra e pedras.

De Salta a Tilcara são 180km.

OU

Carona:
Carona pode ser uma boa opção!

Salta é uma cidade “tranquila” e de fácil acesso à saída para Tilcara. Levantar o dedo por ali pode ser uma boa opção! Só cuidado, é sempre aquela história!


Gostou?! Receba nossos passos