Um passeio por Salta – Argentina

Compartilhe e Comente

De volta à Argentina, Salta está ao norte do país. Chegamos em um Scania poderoso e quem dirigiu a máquina foi o Paulão, brasileiro e caminhoneiro a 10 anos. Chegamos de tardezinha e descansamos toda a noite.

Bom, borá conhecer a cidade, que nos pareceu bem legal e bonita!

Para começar o dia, saímos em uma caminhada pelo Parque San Martín, onde tem muitas lojinhas de artesanatos regionais, comidinhas e um lago com pedalinhos.

salta  IMG 0904 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Pracinha e feira de artesanato

Demos uma volta pelo parque e pela feirinha (a Carol cheia de vontade de comprar umas coisinhas, porque são lindas, mesmo!), e fomo até a estação baixa do teleférico do Cerro San Bernardo. Ao constatar o preço, AR$50,00/U$9,00 para subir e descer, perguntamos como era e, como sempre, fomos à 4Pies! Uma longa subida!

salta  IMG 0914 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Monumento General Guemes

Começamos a subir, metade da nossa garrafa de água foi no trajeto, mas fizemos em um bom ritmo e um bom tempo. A subida é uma Via Christi, com treze estações relatando a vida de Cristo. São quase 300 metros íngremes e o cume do Cerro tem uma altitude de 1.470 metros.

E como sempre, chegando ao topo, todo o esforço foi recompensado! Que visual da cidade! Vale muito a pena ver!

salta  IMG 0980 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Cerro San Bernardo

Lá em cima, é um parque muito bonito, com uma formação artificial de cachoeiras, caminhos pela natureza, resto-bares e paz!

Chegamos e havia um grupo de crianças fazendo um piquenique. Claro que nos preparamos para fazer o nosso, também!

salta  IMG 0924 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Piquenique em cima do cerro San Bernardo

Depois de alimentados, caminhamos um pouco, curtimos o visual e bom… que sono! Pois é, buscamos uns banquinhos, deitamos cada um em um e tchau! A Carol acordou um pouco antes e conseguiu tirar uma foto do Ivan nesse momento…fora isso não tem muitas fotos por motivos óbvios. Mas, quando acordamos, vimos que várias pessoas estavam tirando foto da gente!

salta  IMG 0918 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Cachoeira artificial da Montanha San Bernardo

salta  IMG 2174 reduzidas 640x1080 Um passeio por Salta – Argentina

Ivan fazendo uma “siesta”

Reenergizados, descemos o morro (para descer todo o santo ajuda!) e fomos para uma volta no centro da cidade.

Caminhamos pelas ruazinhas bem charmosas de Salta e chegamos a Plaza 9 de Julio, praça central da cidade. Sentamos em um banquinho e vimos a vida passar, que apesar de ser uma “grande cidade” tem aquele ar de interior!

Na praça estão muitas construções antigas e históricas, também, para visitar, como a catedral, o cabildo, palácio e o Museu de Arqueologia de Alta Montanha.

salta  IMG 1004 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Da praça 9 de Julio

salta  IMG 0990 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Praça 9 de Julio

Bom, fim de tarde, aquela fominha, caminhamos até um lugar muito típico da região, o “Patio de la Empanada”. Um cantinho em uma esquina, com muitas lojinhas (humildes) e pequenas, para sentar, comer umas empanadinhas e tomar uma cerveja gelada! Comemos também algo regional, “humita de choclo en chala”, tipo uma pamonha, mas com um sabor diferente. Ah, para quem está acostumado com as empanadas de Buenos Aires ou do sul do país, essas são menores e artesanais.

salta  IMG 1021 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Bom, fim de tarde, aquela fominha, caminhamos até um lugar muito típico da região, o “Patio de la Empanada”. Um cantinho em uma esquina, com muitas lojinhas (humildes) e pequenas, para sentar, comer umas empanadinhas e tomar uma cerveja gelada! Comemos também algo regional, “humita de choclo en chala”, tipo uma pamonha, mas com um sabor diferente. Ah, para quem está acostumado com as empanadas de Buenos Aires ou do sul do país, essas são menores e artesanais

salta  IMG 1018 reduzidas Um passeio por Salta – Argentina

Cerveja e hulmita saltenha

Depois de um longo dia percorrendo a cidade, fomos descansar. E no dia seguinte, para finalizar nossa estadia em Salta, um churrasco! Brasileiro! Churrasqueira pilotada pelo Ivan, mas com um fernet-cola argentino!

salta  IMG 1031 reduzidas 640x1080 Um passeio por Salta – Argentina

Ivan pilotando a churrasqueira

Saímos de Salta de manhã rumo ao norte, de ônibus. Vamos ver o que nos espera!


Gostou?! Receba nossos passos