Passo a passo de Tilcara a Iruya

Compartilhe e Comente

Mais um sábado ensolarado em Tilcara, mas não íamos pegar no rastelo, estar no bar e na recepção ou lavar as roupas de cama…quase vinte dias depois, era hora de partir rumo a Iruya, outro pequeno povoado da Quebrada de Humahuaca.

E aí já viu, né?! Nos apegamos. Vivemos momentos intensos. Vasco e Marta, donos do Hostel Waira, foram outras duas pessoas especiais que cruzamos em nossas vidas. O que dizer?! Muito obrigado de coração!

iruya  IMG 0329 reduzidas 640x1080 Passo a passo de Tilcara a Iruya

Nós com o Vasco e a Marta

Mochila nas costas, fomos para a rodoviária. Nenhum ônibus entrava na cidade porque havia ruas em manutenção. Fomos para a beira da estrada, em frente a um posto de gasolina e subimos no primeiro ônibus que passou rumo a Humahuaca.

Fomos em pé até a cidade, balangando de um lado para o outro de sono. Mas descemos em Humahuaca, a 40km de Tilcara, muito bem. A Quebrada leva o nome desse charmoso povoado que está bem no meio do grande vale no norte argentino.

iruya  IMG 0363 reduzidas 640x1080 Passo a passo de Tilcara a Iruya

Feirinha de Humauaca

Tínhamos umas 4 horas para caminhar pela vila até sair o nosso ônibus para Iruya. Bom, passeamos tranquilos, sossegados, fizemos uma boquinha sentados em uma das lindas ruazinhas do “pueblito”, visitamos uma fábrica de artesanatos em barro e argila… Ah! E a Carol até comprou uma blusinha super charmosa na feira/brechó da cidade!

iruya  IMG 0365 reduzidas 640x1080 Passo a passo de Tilcara a Iruya

Peças de cerâmica

iruya  IMG 0369 reduzidas 640x1080 Passo a passo de Tilcara a Iruya

Fábrica de artesanato

Às 16h saímos rumo a Iruya, um povoado a, mais ou menos, 100km de Humahuaca, em meio a Quebrada, o que são de 3h a 3h30. Um lugar meio fantástico com uma paisagem de outro planeta e uma cultura incrível!

Há somente uma empresa que faz o trajeto, a Transporte Iruya. São poucos os horários de saída, como 3 ou 4 ao dia, sendo o último às 16h. Pagamos AR$70,00/U$8,75 cada um, para ida e volta (se comprar só ida sai um pouco mais caro).

Iruya é uma cidade que conta com uma cultura religiosa muito forte, realizando várias festas e comemorações anuais, as quais podem alterar quantidade e horários das saídas de ônibus.

Bom, vamos para Iruya! Um longo caminho, uma subida a mais de 4.000 metros de altitude para depois descer em meio a um cânion multicolorido.

Que descida!! Pensamos que já estávamos calejados com estradas assustadoras, mas essa veio para nos mostrar que sempre há uma pior! Descemos aquela estradinha de terra estreita, de terra, beirando o abismo, em caracol, sem poder falar direito um com o outro. Se conseguir desencanar do abismo e puder desfrutar da paisagem, é a melhor coisa!

iruya  IMG 0433 reduzidas 640x1080 Passo a passo de Tilcara a Iruya

Estrada para chegar a Iruya

Bom, depois de suar frio com o caminho, chegamos a Iruya. Um povoado tranquilo e cinematográfico. Tivemos sorte de pegar uma de suas muitas festas tradicionais.

COMO CHEGAR

De ônibus
Foi o modo que escolhemos para visitar o destino. Decidimos fazer uma escala em Humahuaca para conhecer o povoado, mas existem ônibus “diretos”, que saem com menor frequência.
As empresas que fazem o trajeto são a transporte Iruya ou a Panamericano. Os horários e informações podem ser encontrados nessa página:
- http://www.iruyaonline.com/iruya-comollegar.html

OU

De Carro
Se você está em um veículo próprio tem que ter “braço” para dirigir e não se abalar com a altitude.
O trajeto é de pelo menos 3 horas, em estradas estreitas de terra que chegam a 4.000 metros de altitude e com curvas de tirar o fôlego.
A entrada para a cidade está a, mais ou menos, 60km de Humahuaca, pela Ruta 9.

¬OU

De carona
Sempre pode ser uma boa opção. No norte da Argentina (quase com Bolívia) vai depender do seu espírito aventureiro!
Sair de Tilcara, subir a Quebrada até Humahuaca e levantar o dedo na saída para Iruya pode levar tempo, mas dar certo!

OU

De avião
Para quem vem visitar a Quebrada de Humahuaca no norte argentino, obrigatoriamente tem que pegar um voo para a capital, Buenos Aires e, depois, para Salta ou San Salvador de Jujuy. Depois, seguir em ônibus até Humahuaca para conseguir um transporte deste povoado para Iruya.


Gostou?! Receba nossos passos