Passo a passo – De El Calafate para Bariloche

Compartilhe e Comente

Bom, não conseguimos fazer exatamente o que queríamos. Nosso passo a passo foi longo, porém confortável e cômodo!

Quando descemos até o fim do mundo, fomos pela ruta 3, às margens da costa atlântica da Argentina. E, para subir, queríamos ir pela ruta 40, a que margeia a Cordilheira dos Andes…mas, não foi possível fazer esse trajeto inteiro!

bariloche  IMG 7622 Passo a passo   De El Calafate para Bariloche

Ivan dirigindo na ruta 40

O que acontece é o seguinte: a ruta 40 no inverno é muito pouco transitada, porque os povoados ao longo dela são muito pequenos, muito distantes um do outro, faz muito frio e a estrada tem trechos um pouco complicados e não asfaltados.

Bom, não convém para nenhuma empresa de transporte ter linhas regulares por essa estrada nessa época do ano, porque não tem gente! No verão, a partir de setembro ou outubro, as coisas começam a se mover mais pela região e algumas empresas começam a trabalhar com esse trajeto.

Mas, é inverno e temos que subir! Vimos o preço de avião de El Calafate para Bariloche, mas sairia o dobro do ônibus. Fomos ver o preço para alugar um carro, mas o dropoff (taxa para alugar em um lugar e deixar o carro em outro) era o triplo do avião. Pensamos em pegar carona. Mas a nossa experiência de pegar num trecho da Ruta 40, a -6°C, nos fez desistir da ideia!

bariloche  IMG 7618 Passo a passo   De El Calafate para Bariloche

-6ºC no caminho a El Chaltén

E com a grande chance de ficar MUITO tempo até que nos dessem uma carona.

Bom, fomos racionais e pegamos um ônibus que saia de Calafate, ia até Rio Gallegos, e subia pela Ruta 3 (a que viemos) até Comodoro Rivadavia. Daí, cruzamos o país de volta para o lado da cordilheira que subia pela Ruta 40 até Bariloche.

Bom ficamos contentes de pegar alguns trechos da 40 e, também, porque viajamos em um ônibus cama durante 27 horas e foi muito cômodo e confortável!

bariloche  4Pies na estrada Passo a passo   De El Calafate para Bariloche

4Pies na estrada

Viemos tranquilos, nos serviram jantar, um cafezinho ao amanhecer e um petisco pré-almoço. Nesse meio tempo entravamos e saíamos de “pueblitos” muito pequenos! Uma coisa de outro mundo.

bariloche  Povoado Gobernador Costajpg Passo a passo   De El Calafate para Bariloche

Povoado Gobernador Costajpg

Ah! Importante. A parte do que nos serviram, levamos algumas bolachas, frutas e pãezinhos que nos foram muito úteis! Água foi o mais importante!

Saímos de El Calafate as 16h e chegamos em Bariloche as 19h30 do outro dia. Mas deu pra aguentar bem o longo trajeto. O passeio e a estrada são lindos e nos mantiveram entretidos!

COMO CHEGAR

- De avião:
Do Brasil é sem erro. Bariloche é turístico e se pode encontrar voos diretos de São Paulo.
www.decolar.com.br

De El Calafate para Bariloche pode ser uma boa saída para quem quer uma viagem rápida. São mais ou menos 2h20 de voo e comprando antecipadamente pode sair a partir de AR$ 1.400,00.
www.despegar.com.ar

OU

- De ônibus:
No inverno a única maneira de subir de ônibus é por um trecho da Ruta 3, o que torna a viagem 200Km mais longa. A distância é de quase 2.000Km. E são 27 horas de viagem.

- Empresa: Marga/Taqsa – AR$952,00. (compramos pelo Hostel Huemul e tivemos um descontinho).
*no verão existem empresas que fazem o trajeto pela Ruta 40.
www.plataforma10.com

OU

- Veículo particular:
É um lindo passeio pela Ruta 40. É bom ter em conta que o carro e os passageiros devem estar bem preparados. A estrada possui trecho não asfaltados e é bem deserta no inverno. São, aproximadamente, 1.800 Km.

OU

- Carona:
No verão dizem que é tranquilo fazer esse trecho de carona. Não está congelando e tem mais movimento.
No inverno tem que ser muito louco! A Ruta 40 está deserta é chega a seus – 15°C durante a noite e de dia – 8°C. É MUITO frio!

OU

- Alugar um veículo:
Tem que querer mesmo viver isso, porque as taxas de dropoff são o triplo do valor de uma passagem de avião, fora os dias de aluguel e a gasolina! Mas se dinheiro não for o problema, pode ser uma linda aventura.


Gostou?! Receba nossos passos